professores como jardineiros: pensamento, atenção e a criança na comunidade de investigação filosófica

Autores

  • patricia mary hannam Hampshire County Council University of Winchester

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29987

Palavras-chave:

pensamento, educação, atenção, singularidade

Resumo

Biesta levanta questões sobre a relação entre o pensamento e a educação. Ele questiona-se sobre se existem dimensões da educação que não podem ocorrer apenas pelo desenvolvimento do pensamento. Neste artigo considero esta perspectiva em relação à comunidade de investigação filosófica, e também incorporo o comentário de Biesta sobre gostar de jardins em escolas. Isto não é usado para afirmar uma analogia particular entre os jardins e jardineiros e as escolas e professores, mas sim para explorar a possibilidade de existirem similitudes práticas entre a existência de um jardim e a atividade humana de jardinar, e como uma escola deveria existir e quais as atividades que deveriam ter espaço nela. Ao final deste curto artigo terei aberto, para uma discussão adicional, a possibilidade de que possam haver similitudes entre o que professores e jardineiros precisam fazer, por exemplo, a atenção à singularidade assim como às forças criativas fora do controle humano. Mostro que já existe uma consciência a respeito destas considerações, presente na escrita de Ann Sharp, e termino discutindo as implicações disso em termos do papel do professor na comunidade de investigação filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

patricia mary hannam, Hampshire County Council University of Winchester

Dr Patricia Hannam works for Hampshire County Council (UK) as County Inspector/Adviser Religious Education, History & Philosophy and holds a Visiting Fellowship at the University of Winchester. With a BA in Philosophy from London University, her education studies were undertaken at UCL/IoE from where she holds a Post Graduate Certificate and Masters (MA) in Education. Her PhD in education is from Stirling University Scotland. She has been a teacher educator in P4C with SAPERE for almost 15 years working, with teachers at all levels of SAPERE training. Author of several published articles on P4C, Philosophy with Teenagers, co-authored with Eugenio Echeverria, was published in 2009 by Boomsbury.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

HANNAM, Patricia mary. professores como jardineiros: pensamento, atenção e a criança na comunidade de investigação filosófica. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 605–614, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.29987. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29987. Acesso em: 27 jul. 2025.

Edição

Seção

dossiê