desenho infantil e produtos culturais: como aparecem as sereias?

Autores

  • giovana scareli Docente do Departamento de Ciências da Educação e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI) e pesquisadora do Núcleo de Estudos: Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens (NECCEL), ambos da mesma universidade.
  • sabrina da silva gava Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação – Processos Socioeducativos e Práticas Escolares em Educação, da mesma universidade.

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.24833

Palavras-chave:

Mito, Produtos Culturais, Desenho Infantil, Educação Visual

Resumo

O presente trabalho busca examinar a relação existente entre alguns desenhos produzidos por crianças do terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Aracaju/SE, algumas imagens (filmes, ilustrações, pinturas, pôsteres, desenhos para colorir entre outros) inspiradas nas Sereias e dois poemas épicos que falam sobre essas personagens míticas, a saber: a Odisseia, de Homero, e a Metamorfoses, de Ovídio. Nossas discussões incidem sobre as possíveis influências da mídia e da indústria cultural sobre a produção gráfica infantil e como as crianças vão construindo suas referências imagéticas com esses exemplos, vindos dos meios de comunicação. Trata-se, neste sentido, de evidenciar o modo como essas imagens afetam a concepção que as crianças têm das Sereias e a forma com que elas expressam essas personagens em seus desenhos, geralmente com calda de peixe – forma imagética exaustivamente reproduzida pela mídia e que acabamos, também, por mostrar em sala de aula através de uma pintura, não cogitando a possibilidade delas terem asas e/ou pés. Além disso, debruçamos o olhar sobre alguns desenhos infantis cuja forma imagética das Sereias foi “copiada” de imagens e desenhos ditos “para colorir”. Nesse caso, observamos que a cópia padronizou e empobreceu os desenhos das crianças, bloqueando a criatividade e estabelecendo entre elas uma forma “correta” de desenhar as Sereias. Partindo dessas observações e da ideia de que as imagens são atuantes na construção de conhecimentos e nas formas de compreender e ler do mundo, nos propusemos a investigar este universo imagético das Sereias para fazer um trabalho de pesquisa com as imagens, colocando-as em outro patamar que não é o da mera “ilustração”. Na nossa concepção, é necessário conhecer as especificidades de cada linguagem na qual a imagem é veiculada a fim de despertarmos um olhar crítico, sobretudo, no que tange à educação visual das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-19

Como Citar

SCARELI, Giovana; GAVA, Sabrina da silva. desenho infantil e produtos culturais: como aparecem as sereias?. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 659–686, 2016. DOI: 10.12957/childphilo.2016.24833. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/24833. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências