repensando a temporalidade no desenho da educação com as filosofias de merleau-ponty e deleuze: um devir chiásmico

Autores

  • susanne westman Luleå University of Technology
  • eva alerby Luleå University of Technology

Palavras-chave:

Maurice Merleau-Ponty, Gilles Deleuze, temporality, becoming, being, a chiasmic be(com)ing, ethical education

Resumo

As crianças de hoje vivem em um momento no qual as imagens delas mesmas e de sua infância, suas necessidades, interesses e capacidades, são discutidos, pesquisados, desafiados, e mudados. Infância, educação e dispositivos educacionais para as crianças pequenas são em grande extensão governados pela temporalidade. Neste artigo, temporalidade e noções temporais na educação são exploradas e discutidas. Nós esclarecemos especialmente dois modos diferentes de pensar sobre as crianças na educação e no cuidado pelas crianças menores no Ocidente ¬– as noções tendenciosas predominantes das crianças como devir ou ser. A criança como devir é manifestada em primeiro lugar na psicologia do desenvolvimento clássica enquanto a noção da criança como ser foi ressaltada principalmente pelos pesquisadores da sociologia em sua crítica à psicologia do desenvolvimento. Esta última noção é também visível de maneira totalmente diferente na filosofia de Rousseau, enfatizando a criança livre e natural. Além disso, exploramos um modo alternativo de pensar a temporalidade e as crianças. Partindo das filosofias de Maurice Merleau-Ponty e de Gilles Deleuze, nós argumentamos para repensar a temporalidade além das visões lineares e das noções tendenciosas das crianças como ‘ou ou’. Um movimento em direção a uma perspectiva que não somente combina noções, mas na qual o todo é mais que somente a soma das partes é proposta. Isso leva a uma conexão ambígua, entrelaçada e progressiva entre as noções temporais de ter sido, ser e devir, descrita por um novo conceito – um ser-devir quiásmico, Sugerimos que essa alternativa pode ser um jeito frutífero de ultrapassar abordagens binárias e de expandir a discussão sobre temporalidade e noções de criança, na educação. Tal alternativa poderia funcionar como um contrapeso à noção predominante de educação e trabalho dos professores. Pode também ser vista como uma fundação significativa para uma educação ética desde que é construída sobre relações interligadas e evolutivas, que apreciam abertura e imprevisibilidade.

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Biografia do Autor

susanne westman, Luleå University of Technology

PhD Student, Department of Arts, Communication and Education.

eva alerby, Luleå University of Technology

Professor of Education, Department of Arts, Communication and Education.

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Publicado

2013-01-08

Como Citar

WESTMAN, Susanne; ALERBY, Eva. repensando a temporalidade no desenho da educação com as filosofias de merleau-ponty e deleuze: um devir chiásmico. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, p. 355–377, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20728. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos