pensamento crtítico nos jardins de infantes

Autores

  • marit bøe assistent professor
  • karin hognestad assistent professor

Palavras-chave:

pensamento crítico, pensamento criativo, participação ativa, jardim de infantes

Resumo

Na Noruega os jardins de infantes são vistos como o primeiro passo na educação das crianças. Exite uma discussão permanente sobre como preparar as crianças, desde a tenra idade, para a educação ao longo da vida. Nesse artigo, queremos discutir o pensamento crítico em relação ao cotidiano das crianças nos jardins. Nós focamos em como os professores do jardim podem praticar o pensamento crítico com as crianças usando documentação como ponto de partida. Enfatizamos a participação ativa das crianças no pensamento crítico, e apontamos alguns aspectos que achamos importantes quando se trata de acomodar o pensamento crítico no jardim. Argumentamos que o pensamento crítico deve levar em consideração a pratica social do pensar; as relações de poder tanto no diálogo e no movimento das crianças, quanto na experimentação e modo de ser. Isso parece ser importante para lutar pelos direitos das crianças quando os fins políticos parecem reduzir a participação ativa delas, e, sob este ponto de vista, nos parece interessante discutir o pensamento crítico e como os professores de crianças de tenra idade podem se preparar para esse tipo de pensamento no jardim. Palavras-chave: pensamento crítico; pensamento criativo; participação ativa; jardim de infantes

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Biografia do Autor

marit bøe, assistent professor

Pre-school education, EFL

karin hognestad, assistent professor

pre-school education, EFL

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Publicado

2010-07-19

Como Citar

BØE, Marit; HOGNESTAD, Karin. pensamento crtítico nos jardins de infantes. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. pp. 151–165, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20563. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências