história e sentido de um projeto
Palavras-chave:
Philosophy, Education, Thinking experiences, School, Communitarian project.Resumo
As linhas que se seguem vão lhe contar um pouco sobre o Projeto Filosofia nas Escolas. Contar histórias é uma maneira de tornar alguma coisa conhecida. Então eu gostaria de compartilhar algumas histórias do passado, algumas histórias do presente do Projeto Filosofia nas Escolas, bem como algumas idéias que dão sentido às suas atividades. Compartilhar fatos e idéias pode também ser uma maneira de dar início a novos movimentos de pensamento, de convidar pessoas a pensar sobre o que não foi dito, sobre o que está assumido apenas implicitamente, sobre direções que são insinuadas, sobre pontos de proximidade e distância em relação a outras histórias, em relação a histórias que você, leitor, também vive e produz. O convite está feito. O Projeto Filosofia nas Escolas foi aprovado em Dezembro de 1997 na Universidade de Brasília como um projeto de pesquisa para a comunidade. Este projeto acontece em diferentes contextos educacionais em todo Distrito Federal (Brasil). Há muitas maneiras de entender e praticar a filosofia. No Projeto Filosofia nas Escolas tentamos viver a filosofia como uma experiência de pensamento. O objetivo do projeto era, e ainda é, a integração de acadêmicos da universidade, estudantes dos cursos de Filosofia, Educação e Psicologia (chamados "mediadores"), professores e alunos de escolas públicas, através do exercício da filosofia. O Projeto Filosofia nas Escolas entende a educação e a filosofia como práticas de todos sem ser propriedade de ninguém. Transformar a educação em um produto pode submetê-lo a interesses privados e às leis do mercado. Uma educação filosófica é um espaço comum que recebe a todos sem cobrar por sua presença. Só assim podemos atender não só a diferentes faixas etárias, mas também a realidades distintas para pensar juntos sobre o mundo, sobre o que nos tornamos, sobre o que podemos vir a ser.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-02-08
Como Citar
MERÇON, Juliana. história e sentido de um projeto. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 33–48, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20474. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos