notas para uma metafísica do assombro: reflexões sobre o pragmatismo em lipman e sua influência na américa latina, de leoni henning

Autores

  • matthew lipman IAPC, Montclair State University

Palavras-chave:

Wonder, Philosophy for children, Latin America

Resumo

"Notas para uma metafísica do assombro" é o resultado de uma "investigação recíproca", da qual Leoni Henning e eu participamos. Em nossa correspondência, nós mudamos muito rapidamente: Eu penso que cada um de nós surpreendeu o outro. Como resultado, encontrei-me a escrever sobre o assombro de maneira mais elaborada do que eu pretendia. Em pouco tempo eu estava envolvido não só com o assombro, mas também com a admiração, a perplexidade e o espanto, e ávido para ligar tudo isso com a filosofia na América Latina. Portanto, estas "Notas..." são apenas uma mostra do que espero que algum dia venha a ser um artigo mais extenso, aqui apenas insinuado. O artigo, reflexivo e informativo, de Leoni Henning: “O pragmatismo em Lipman e sua influência na América Latina” é singularmente útil para mostrar a relevância da Filosofia para Crianças na educação latino-americana. Na verdade, o impulso intelectual que ele gera é um poderoso convite para outros educadores e estudiosos para assumirem as questões que ela deixa em aberto. Eu gostaria de me ater a apenas uma dessas questões que, pelo menos na superfície, não parece ser particularmente promissora. Estou me referindo à quase unanimidade, existente entre os estudiosos no que diz respeito à tradição, iniciada em Aristóteles, de que a filosofia começa com o assombro. Minha intenção não é tentar refutar essa reivindicação, mas mostrar sua cumplicidade ao defender o paradigma tradicional não-reflexivo da educação, que tem resistido vigorosamente à introdução da filosofia nas escolas, como resiste à conversão da sala de aula em uma comunidade de investigação. Com a pedagogia adequada, a filosofia pode ser facilmente ensinada às crianças, e o ensino de filosofia para crianças pode ser facilmente ensinado aos professores. Não é essencial que o assombro preceda à filosofia: ele pode muito bem sucedê-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-02-08

Como Citar

LIPMAN, Matthew. notas para uma metafísica do assombro: reflexões sobre o pragmatismo em lipman e sua influência na américa latina, de leoni henning. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 473–510, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20466. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos