ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE MARKETING TELEVISIVO: o olhar de nutricionistas sobre um filme de alimento industrializado
Palavras-chave:
Marketing, Televisão, Cereal matinal, Alimento industrializadoResumo
Diante do cenário atual de debates acerca da regulamentação de comunicações comerciais relativas a alimentos industrializados para crianças, dos crescentes níveis de obesidade na população mundial e da reduzida produção acadêmica sobre o tema, buscamos discutir alguns significados presentes do marketing televisivo de alimentos industrializados a partir do olhar de profissionais do campo da Alimentação e Nutrição. Foi realizado um grupo focal com nutricionistas estudantes ou docentes do Curso de Especialização em Nutrição Materno-Infantil oferecido pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que teve por objeto um filme comercial de cereal matinal dirigido a crianças e adolescentes. O filme vende fantasias, humaniza animais fazendo uso de meias verdades que conduzem à aproximação entre necessidades de vida, existenciais mesmo, e o produto, ou seja, a realização do consumo. Do ponto de vista da saúde, em nome desses estilos de vida veiculados, aspectos centrais das políticas de promoção da saúde e de prevenção de doenças de relevância mundial – como a prática regular de atividade física e adesão a práticas alimentares saudáveis – ficam diluídos em meio a sonhos de soluções fáceis e rápidas para os projetos de vida feliz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar o documento “Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais” conforme o modelo que se segue.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Título do manuscrito: _____________________________________
1. Declaração de Responsabilidade
• Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo se conteúdo.
• Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.
2. Transferência de direitos autorais
• Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista CERES: nutrição & saúde passará a ter direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e obtida e que farei constar o competente agradecimento à Revista.
Data: ____________________________
Assinatura: ________________________
Endereço: _________________________