ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE MARKETING TELEVISIVO: o olhar de nutricionistas sobre um filme de alimento industrializado

Autores/as

  • Andréa Siliveste Brasil Villagelim
  • Shirley Donizete Prado

Palabras clave:

Marketing, Televisão, Cereal matinal, Alimento industrializado

Resumen

Diante do cenário atual de debates acerca da regulamentação de comunicações comerciais relativas a alimentos industrializados para crianças, dos crescentes níveis de obesidade na população mundial e da reduzida produção acadêmica sobre o tema, buscamos discutir alguns significados presentes do marketing televisivo de alimentos industrializados a partir do olhar de profissionais do campo da Alimentação e Nutrição. Foi realizado um grupo focal com nutricionistas estudantes ou docentes do Curso de Especialização em Nutrição Materno-Infantil oferecido pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que teve por objeto um filme comercial de cereal matinal dirigido a crianças e adolescentes. O filme vende fantasias, humaniza animais fazendo uso de meias verdades que conduzem à aproximação entre necessidades de vida, existenciais mesmo, e o produto, ou seja, a realização do consumo. Do ponto de vista da saúde, em nome desses estilos de vida veiculados, aspectos centrais das políticas de promoção da saúde e de prevenção de doenças de relevância mundial – como a prática regular de atividade física e adesão a práticas alimentares saudáveis – ficam diluídos em meio a sonhos de soluções fáceis e rápidas para os projetos de vida feliz.

Biografía del autor/a

Andréa Siliveste Brasil Villagelim

Shirley Donizete Prado

Nutricionista, Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Nutrição Social do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2011-07-24

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS