Educação de Jovens e Adultos no município de Aperibé/RJ: histórias e memórias

Autores/as

  • Roberio Peres UFF
  • Jacqueline de Souza Gomes UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2023.80489

Resumen

Este trabalho traz reflexões sobre a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvida no município de Aperibé/RJ. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa bibliográfica de cunho exploratório. Com o avançar da pesquisa, concluímos que, até então, não havia sido realizado nenhum trabalho anterior a este respeito sobre o município de Aperibé/RJ. Assim, toda esta investigação busca trazer referenciais iniciais e questões que possam ecoar dos projetos de EJA desenvolvidos em cada instituição de ensino do município, quer na rede municipal, quer na rede estadual. Consultamos, ainda, o acervo da Casa de Cultura de Aperibé, no qual foram resgatadas as memórias da fundação e história da cidade. Trazemos reflexões sobre a EJA que se desdobram destas memórias e nos revelam desafios diários pulsantes na história do município. Este artigo busca pensar o ser humano a partir da educação, pensar a educação a partir da EJA e pensar a EJA como reflexo das estruturas sociais, como uma modalidade que pode se configurar em uma rede de relações cooperativas entre indivíduos a fim de mudar o funcionamento da sociedade em que vivem. Pessoas que, para isto, buscam ampliar os próprios conhecimentos, o que apenas será possível se respeitarmos o sujeito como protagonista nesta ação.

Biografía del autor/a

Jacqueline de Souza Gomes, UFF

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Mestra em Filosofia. Doutora em Filosofia. Coordenadora do Observatório sobre Inclusão em Educação e Direitos Humanos, grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2023-12-22 — Actualizado el 2023-12-28

Cómo citar

Peres, R., & de Souza Gomes, J. (2023). Educação de Jovens e Adultos no município de Aperibé/RJ: histórias e memórias. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (25). https://doi.org/10.12957/cdf.2023.80489