Desenvolvimento regional
uma análise com indicadores multidimensionais do Estado do Rio de Janeiro em 2010
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2025.91971Palavras-chave:
desenvolvimento regional, território, sustentabilidade, estado do Rio de Janeiro, vulnerabilidadesResumo
O artigo analisa a heterogeneidade do território fluminense na perspectiva do desenvolvimento regional includente e sustentável, na qual são enfatizados indicadores de desigualdades econômicas, sociais e ambientais. A pesquisa é de natureza aplicada e exploratória e se propõe a realizar uma comparação entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro (ERJ) a partir do ranking dos indicadores nas três dimensões no ano de 2010. A hipótese empírica é que nem sempre as regiões com melhores indicadores econômicos são aquelas em que o desempenho das demais variáveis acompanham a sua posição de liderança neste quesito, sugerindo que a visão clássica de desenvolvimento, baseada em indicadores de renda e emprego, mesmo quando ampliado para saúde e educação, é insuficiente para caracterizar um quadro de qualidade de vida e bem-estar das populações. Os resultados confirmam a hipótese empírica, pois mostram que a agregação de novos indicadores de desigualdades de dotação de fatores às dimensões econômica e social, bem como a criação da dimensão ambiental encontrou respostas mais adequadas para a mensuração da qualidade de vida e do bem-estar de cada município.
Downloads
Referências
COSTA, R. G.; FAVARETO, A. Desenvolvimento regional revisitado: uma análise de indicadores econômicos, sociais e ambientais no estado de São Paulo no início do século XXI. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 25, e202325, 2023.
CUNHA, S. K. DA; HASENCLEVER, L. Ecoinovação e a transição para o desenvolvimento sustentável. In: Neves, L.S. (org.). Sustentabilidade: anais de textos selecionados do V Seminário sobre Sustentabilidade. Curitiba: Editora Juruá, 2011, pp.51-72.
DUARTE, V. N.; BARBOSA, F. R. G. M. A dinâmica do desenvolvimento socioeconômico dos municípios da região da AMARP em Santa Catarina-Brasil. In: 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER 23 a 27 de Julho de 2023 | Piracicaba – SP.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, 2010. Disponível em: https://www.firjan.com.br/ifdm/downloads/. Acesso em 27 fev. 2024.
FURTADO, C. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra S/A. 3ª edição, 1974.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-demografico/demografico-2010/inicial Acesso em 27 fev. 2024.
JULIANI, A. J.; FEITOSA, P. H. A. Alternativas para mensuração do desempenho econômico e progresso social: uma aplicação da proposta da comissão Stiglitz-Sen-Fitoussi para as Regiões brasileiras. In: IX ENCONTRO NACIONAL DA ECOECO, Outubro de 2011, Brasília - DF – Brasil.
MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Beneficiários do Bolsa Família, 2010. Disponível em: https://aplicacoes.cidadania.gov.br/ Acesso em 27 fev. 2024.
PIQUET, R. Indústria e território no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
PNUD. Human Development Report 1990. New work: United Nations Development Programme, 1990.
RAIHER, A. P.; FERRERA DE LIMA, J. Desenvolvimento Humano Municipal no Sul do Brasil: evolução recente e círculo vicioso da pobreza. Acta Scientarium Human and Social Sciences, v.36, n.2, p.147-154, 2014.
RANIS, G.; STEWART, F.; RAMIREZ, A. Economic growth and human development. World development, Amsterdam, NLD, v. 28, n. 2, p. 197–219, 2000.
SISTEMA DE ESTIMATIVA DE EMISSÃO DE GASES. Gases do Efeito Estufa, 2010. Disponível em: https://plataforma.seeg.eco.br/. Acesso em 27 fev. 2024.
SEN, A. A Decade of Human Development. Journal of Human Development, 1(1). p. 17-23, 2000.
STIGLITZ, J. E.; SEN, A.; FITOUSSI, J.-P. Mis-measuring our lives: why GDP doesn’t add up. New York: The New Press, 2010.
SILVA, F. F.; HASENCLEVER, L.; MATIAS, I; FAURE, Y. A relação entre crescimento econômico e desenvolvimento humano dos municípios do estado do Rio de Janeiro, 2010. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, n.21, jul-dez, p. 83-108, 2021.
TABNET. Índice de Gini, 2010. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/ibge/censo/cnv/ginirj.def. Acesso em 27 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Caroline Miranda, Lia Hasenclever, Fábio Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

