Tecnologia Industrial Básica (TIB) no Setor Metalmecânico: um Estudo Exploratório no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2018.47677Resumo
Este artigo se propõe a analisar a capacitação em Tecnologia Industrial Básica (TIB) de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) do setor metalmecânico localizadas na Zona Oeste (ZO) do município do Rio de Janeiro (MRJ) no âmbito do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) e de uma de suas redes regionais de extensão tecnológica - Sibratec-ET Rede RJ. A demanda das empresas é confrontada com esta oferta de apoio em atividades de normalização e regulamentação técnica, metrologia, bem como de avaliação de conformidade e qualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empírica e exploratória baseada no método do estudo de caso. Confirmando a literatura, os resultados mostram a fragilidade da maioria das empresas quanto à capacitação em TIB. A análise da demanda vis-à-vis a oferta de apoio revelou uma correlação positiva favorecida pelo formato flexível do atendimento proposto. Ainda assim, a Rede Sibratec-ET Rede RJ não logrou êxito em relação a seus objetivos, configurando-se mais como um arranjo institucional potencialmente positivo do que efetivo. Ademais, as empresas pesquisadas sequer souberam da existência da Sibratec-ET ou foram visitadas o que indica um campo fértil para o debate a partir de uma avaliação de impacto deste arranjo específico em outros setores ou regiões ou mesmo do Sibratec como um todo. Ratifica-se a necessidade de novas pesquisas sobre esses temas, sobretudo considerando a dimensão nacional do Sibratec e sua forma de atuação em distintos tipos de redes como centros de inovação, serviços tecnológicos e a de extensão tecnológica aqui abordada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.