Técnicas computacionais para o jogo de Xadrez

Autori

  • Cyntia M. Abreu, Iury N. Lazoski, Paulo E. D. Pinto e Eduardo R. Waghabi UERJ

Abstract

O desenvolvimento de jogos de xadrez por computador ('motores' de xadrez) sempre exerceu grande atração pública e acadêmica, principalmente pela intrigante questão relacionada a máquinas 'pensantes'. O objetivo inicial de construir programas que pudessem vencer humanos nesse jogo já foi alcançado, mas o interesse científico no tema continua pois a área constitui-se um laboratório de pesquisa de algoritmos e soluções, que são utilzadas em muitos outros campos. O presente trabalho descreve várias técnicas computacionais aplicáveis à geração de jogos de xadrez. Ilustra também muitas dessas técnicas através do ICE, um 'motor' desenvolvido com objetivos didáticos, mas que atingiu um nível de jogo mais que 'razoável'.

Pubblicato

2013-06-26

Come citare

Iury N. Lazoski, Paulo E. D. Pinto e Eduardo R. Waghabi, C. M. A. (2013). Técnicas computacionais para o jogo de Xadrez. Cadernos Do IME - Série Informática, 21, 17–40. Recuperato da https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadinf/article/view/6630

Fascicolo

Sezione

Artigos