Técnicas computacionais para o jogo de Xadrez

Authors

  • Cyntia M. Abreu, Iury N. Lazoski, Paulo E. D. Pinto e Eduardo R. Waghabi UERJ

Abstract

O desenvolvimento de jogos de xadrez por computador ('motores' de xadrez) sempre exerceu grande atração pública e acadêmica, principalmente pela intrigante questão relacionada a máquinas 'pensantes'. O objetivo inicial de construir programas que pudessem vencer humanos nesse jogo já foi alcançado, mas o interesse científico no tema continua pois a área constitui-se um laboratório de pesquisa de algoritmos e soluções, que são utilzadas em muitos outros campos. O presente trabalho descreve várias técnicas computacionais aplicáveis à geração de jogos de xadrez. Ilustra também muitas dessas técnicas através do ICE, um 'motor' desenvolvido com objetivos didáticos, mas que atingiu um nível de jogo mais que 'razoável'.

Published

2013-06-26

How to Cite

Iury N. Lazoski, Paulo E. D. Pinto e Eduardo R. Waghabi, C. M. A. (2013). Técnicas computacionais para o jogo de Xadrez. Cadernos Do IME - Série Informática, 21, 17–40. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadinf/article/view/6630

Issue

Section

Artigos