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As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

  • A contribuição deve ser, obrigatoriamente, original e inédita, não estar sendo avaliada para publicação por outra revista e atender, explicita e claramente, à chamada para a qual esteja sendo submetida.
    Caso seja detectado plágio, a submissão será rejeitada, arquivada e organismos competentes serão informados sobre o plágio.

  • Publicam-se, prioritariamente, artigos de autoria de:
    1º) pesquisador-doutor integrante do quadro docente de Programa de Pós-Graduação;
    2º) pesquisador-doutor com vínculo empregatício junto a alguma universidade;
    3º) pesquisador-doutor que não se enquadre nos itens acima;
    4º) doutorando;
    5º) mestrando, em coautoria com o orientador (a excepcionalidade de coautoria com outro pesquisador requer autorização explícita do orientador, que deve ser carregada como documento suplementar à submissão);
    6º) graduando, vinculado à iniciação científica, em coautoria com o orientador (a excepcionalidade de coautoria com outro pesquisador requer autorização explícita do orientador, que deve ser carregada como documento suplementar à submissão);
    7º) mestre;
    8º) mestrando.

  • O artigo deve ser submetido na extensão “.pdf”, composto de:
    1. Título (na língua em que foi escrito; em língua inglesa, caso não haja sido escrito em inglês; e, obrigatoriamente, em língua portuguesa, caso não tenha sido escrito em língua portuguesa);
    2. Resumo (nas mesmas condições que o título);
    3. Palavras-chave, mínimo de 5 e máximo de 10 (nas mesmas condições que o título);
    4. Texto propriamente dito;
    5. Referências.

    ATENÇÃO:
    Ao final do processo de submissão, o texto deve ser postado, como arquivo suplementar, na extensão “.doc” ou “.docx”, acrescido da(s) minibiografia(s) do(s) autor(es), após as Referências, com os dados que se pedem.

  • A minibiografia do(s) autor(es) deve inserida no documento na extensão do Word (“.doc” ou “.docx”), após as Referências, e dela devem constar:

    DADOS DO(S) AUTOR(ES), OBRIGATORIAMENTE, NA ORDEM INDICADA ABAIXO

    (se houver mais de um autor, uma tabela para cada um)

    Nome que utiliza academicamente nas publicações

    (não no formato de entrada bibliográfica)

    Ex.: Flavio García

     

    Titulo acadêmico em curso, caso haja, seguido da área/subárea/especificidade e da instituição

    Ex.: Pós-doutorando em Ciências da Literatura, Poética, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

     

    Maior título acadêmico concluído, seguido da área/subárea/especificidade, da IES e do ano de conclusão

    Ex.: Doutor em Letras, Literatura Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1999

     

    Vínculos profissionais (limitados a universidades e institutos superiores, sem especificar unidades acadêmicas, categoria funcional ou disciplinas a que se vincula, que ministra)

    Ex.: Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro –campus São Gonçalo

     

    Participação em grupos de pesquisa, grupos de trabalho, núcleos ou centros de pesquisa ou de estudos, destacando a condição em que participa

    Ex.: Líder o grupo de pesquisa Nós do Insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica; pesquisador do grupo de pesquisa Vertentes do Fantástico na Literatura; membro do Grupo de Trabalho ANPOLL Vertentes do Insólito Ficcional

     

    Link de aceso ao CV_Lattes ou a outro de acesso livre

    ATENÇÃO: Não se trata do endereço que se visualiza na barra de navegação, mas do link de acesso ao currículo, que deve ser público e livre.

     

    ORCID iD

    ATENÇÃO: Desde o http://

     

    E-mail:

     

  • O texto deve ter, no mínimo, 15 páginas e, no máximo, 30 páginas.
    Papel formato A4, com 3cm nas quatro margens (inferior, superior, direita e esquerda).
    O TÍTULO deve estar centralizado, em CAIXA ALTA, com fonte tamanho 12, estilo negrito.
    Os títulos das seções e das subseções (caso existam) devem estar em negrito, estilo frase: letras inicial maiúscula e demais minúsculas, exceto em nomes próprios cujas iniciais devem ser maiúsculas; entrelinhamento de 1,5, sem recuo na primeira linha e alinhamento à esquerda; digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12.
    No CORPO DO TEXTO: a) utilizar itálico apenas para informar título de livros e aspas para título de contos, ensaios ou capítulos que possam compor o título; b) os parágrafos digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, devem estar em alinhamento justificado, entrelinhamento de 1,5 e recuo de 1,25cm na primeira linha.
    As CITAÇÕES com até três linhas devem ser digitadas no interior do parágrafo de corpo de texto, entre aspas, em fonte estilo normal (sem itálico, independentemente de estarem ou não em língua diferente da língua em que ou texto seja escrito), em tamanho 12. Após a citação (e não antes dela), devem constar, entre parênteses, o sobrenome do autor em CAIXA ALTA, o ano e a(s) página(s) do fragmento citado:
    (MARQUES, 2001, p. 23-24)
    (MARQUES; GUIMARÃES, 2001, p. 23-24)
    (ROSAS, apud SOUSA, 2013, p. 135)
    Atenção às ASPAS do texto original citado em parágrafo de corpo de texto (com até três linhas), que passam de “aspas duplas” a ‘aspas simples’, caso haja aspas no trecho original citado.
    As CITAÇÕES com mais de três linhas devem ser destacadas em parágrafo especial de citação, em espaço simples, com recuo de 4cm à esquerda e sem recuo na primeira linha; fonte tamanho 10, sem aspas.
    A indicação da fonte citada deve ser feita do mesmo modo que nas citações em corpo de texto (com até três linhas), não devendo ser posto ponto após o fechamento dos parênteses, senão que antes de sua abertura, ou seja, ao final do fragmento citado.
    A indicação da fonte deve ser feita após a citação, e não antes dela.
    Atenção aos GRIFOS (palavras, expressões e trechos que estejam sublinhados, ou em negrito  ou em itálico) no original citado, que devem ser assim mantidos na citação, com a informação de que são “grifos do autor”, conforme segue abaixo:
    (MARQUES, 2001, p. 23-24, grifo do autor)
    Caso o autor do texto opte por destacar palavras, expressões ou trechos do fragmento transcrito, sem que esse destaque estivesse no original citado, deverá informar conforme segue abaixo:
    (MARQUES, 2001, p. 23-24, grifo nosso)
    Não usar, em hipótese alguma, idem, ibidem nem op. cit.
    A forma latina apud deve vir estilo normal (não em itálico) e sem inicial maiúscula.
    Palavras ou expressões-objeto (em menção), assim como palavras estrangeiras de qualquer origem, que sejam utilizadas pelo autor do texto, devem vir em itálico.
    Em REFERÊNCIAS, ao final do texto, respeitando-se a NBR 6023 e as atualizações subsequentes, deverão ser listadas todas as fontes citadas ou referidas ao longo do texto, mas apenas estas, em ordem alfabética do sobrenome do autor, conforme a distinção de entrada segundo suas origens:
    BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1998.
    BAKHTIN, Mikhail. Formas de tempo e de cronotopo no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 4. ed. São Paulo: Hucitec, p. 211-362, 1998.
    GARCÍA, Flavio; BATALHA, Maria Cristina; MICHELLI, Regina (Orgs.). (Re)Visões do Fantástico: do centro às margens; caminhos cruzados. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014.
    GÓMEZ PONCE, Ariel. Miedo a la orden. Influencias de lo extraño en las narrativas seriadas. Abusões, Rio de Janeiro, n. 13, p. 13-48, 2020. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/50877/34826. Acesso em 26 set. 2020.
    REIS, Carlos. Figurações do insólito: a reversão do típico. In: GARCÍA, Flavio; BATALHA, Maria Cristina; MICHELLI, Regina (Orgs.). (Re)Visões do Fantástico: do centro às margens; caminhos cruzados. Rio de Janeiro: Dialogarts, p. 33-49, 2014.
    RODRÍGUEZ PEQUEÑO, Javier. Géneros literarios y mundos posibles. Madrid: Editorial Eneida, 2008.
    Atenção:
    Nunca abreviar o(s) nome(s) do(s) autor(es) para evitar confusões entre autores com o(s) mesmo(s) sobrenome(s) e facilitar pesquisas sobre as obras referenciadas.
    Somente indicar o(s) nome(s) do(s) tradutor(es) caso essa informação seja essencial para o ensaio.
    (Orgs.) ou (Eds.) ou (Sel. e Notas) etc.
    Em referências subsequentes de obras de um mesmo autor, o SOBRENOME/Nome de entrada NÃO deverá ser substituído por 6 traços de sublinhado.
    Se houver ILUSTRAÇÕES, estas devem ser indicadas no texto, porém, encaminhadas como anexos numerados seguindo a ordem apresentada no interior do texto. Ex: Figura 1, Figura 2 etc.
    Arquivos de IMAGEM devem vir com resolução mínima de 300dpi.
    Cada figura deverá ter um título que a identifique.
    Deve-se informar o crédito de autoria e a fonte de onde a figura foi retirada.
    Se forem usadas TABELAS, estas devem seguir o padrão simples e devem vir numeradas e seguidas de título explicativo, digitado em fonte Times New Roman, tamanho 10, estilo negrito, em parágrafo com entrelinhamento simples, sem recuo na primeira linha e alinhamento centralizado.
    Tabela 1 – Expressões (centralizado)

    EXPRESSÕES DO TEXTO

    COMENTÁRIO

    FUNÇÃO SEMIÓTICA

    Os quatro pelos da calva

    Sugere comportamento animal, pois quatro remete a quadrúpede.

    Índice-ícone

    Quase orgulho

    Deboche do narrador em relação ao sentimento da vila para com Maria da Piedade.

    Índice

    A procuradora do primo...

    Expressão ambígua, porque pode significar: no Direito, significa quem tem procuração; no conto, alguém que procura.

    símbolo-índice-ícone

    Fonte: xxxxx  (centralizado)
    SIGLAS ou abreviaturas, caso utilizadas, devem ser explicitadas em uma tabela.
    Não deixar parágrafos em branco (sem texto), ou seja, sem digitação de caractere imprimível.
    Não deixar, ao longo do texto, espaços em branco (toques no espaçador), sem digitação de caractere imprimível, à exceção do espaçamento único (apenas um toque na barra de espaço), necessário entre palavras ou entre a pontuação utilizada e a palavra que vem a seguir.
    Não deixar espaços em branco (toques no espaçador), sem digitação de caractere imprimível ao longo do texto. O recuo de 1,25cm na primeira linha do parágrafo, quando não se tratar de parágrafo de citação, deve ser configurado no ESTILO de parágrafo, sem uso de tabulador ou outros caracteres.
    Não numerar as páginas.
    Não inserir nem cabeçalho nem rodapé (excetuam-se as notas de rodapé).
    Ao nomear o arquivo, não utilizar barras, acentos, cedilha ou demais caracteres especiais.

FORMATTING

All manuscripts should be between 15 and 30 pages long, in Word for Windows (doc, docx or rtf).

Manuscripts should be in A4 paper format, with 3cm margins (lower, upper, right and left), in Times New Roman , size 12, 1.5 spacing, with a 1.25 indentation in the first line of each paragraph, and justified alignment.

In accordance to international standards and the Qualis system, manuscripts must include an abstract (up to 250 words or 1500 characters, without spaces) in Portuguese and one foreign language (English, Spanish, Italian, French, German, Galician, as the case may be) and between 3 and 6 Keywords (in Portuguese and in the foreign language of the abstract), with capital initials separated by a semi-colon.

Submission title must be centered, typed in UPPER CASE, size 14 and in bold. Italics should only be used titles of books mentioned in the title of the submission.

The author(s)’s name(s) should be informed in separate document(s), in Word for Windows (doc, docx or rtf), in A4 paper format, with 3cm margins (lower, upper, right and left), in Times New Roman , size 12, in one single-spaced paragraph with no indentation in the first line. The text should be written as a single paragraph, its information uniformly distributed in sentences which should include the following data: (1st) academic title (only the highest title); (2nd) institutional affiliation (only university or college abbreviation, without information on academic unit, followed by mention of the campus, when necessary) and links to development agencies (when applicable); (3rd) academic level of teaching activities (Doctorate, Master’s or Undergraduate degree) and scientific areas or specialties (when relevant); (4th) most relevant bibliographical production (3 titles at most); (5th) participation in research groups and research or study centers (when relevant); (6th) prizes and distinctions related to research area; (7th) research areas of interest (5 at most); (8th) access link to Lattes CV (when available); (9th) access link to personal site (when available); (10th) email address.

Titles of sections (if any) should be typed in UPPER CASE and in bold, similar to that of the text, in font size 12,  with 1,5 spacing, no indentation in the first line and aligned to the left.

Subsection titles (if any) should be typed as a common sentence: capital initial and the rest in lower case, except for names, which must typed with upper case initials, with 1,5 spacing, with no indentation in the first line and aligned to the left.

Three-line (or shorter) quotations should be inserted in the text (in a text paragraph) between double quotation marks, in normal type (no italics), size 12. At the end of the quotation, there should appear, between round brackets, the author’s surname, the year and the page(s) of the publication.

  • (MARQUES, 2001, p.23-24)
  • (MARQUES; GUIMARÃES, 2001, p.23-24)
  • (ROSAS, Apud SOUSA, 2013, p.135)

Notice that quotation marks in the original text quoted (with three lines at most) should be converted to single inverted (and not “double”) comas.

Quotations that are longer than three lines should be placed in a free-standing block of text, indented 4cm from the left and with no indentation in the first line; use single spacing, font size 10, and no quotation marks. Reference to the source should appear in the same way as in quotations with no more than three lines, between round brackets placed after the punctuation mark.

Words, expressions and passages from the original text that are underlined, in bold type or in italics, should be kept that way in the quotation.

If the author of the manuscript chooses to highlight words, expressions or passages of the quoted fragment, this should be indicated when making reference to the source.

  • (MARQUES, 2001, p.23-24 – emphasis added)

When the author’s name or surname is mentioned before the quotation, it should not be repeated after the quoted passage. Only the year and the page of the original passage should appear between round brackets.

  • According to António Marques… (2001,p.23)
  • Kotter and Armstrong argue… (2007, p.73-75)
  • As to Harrison, Newholm and Shaw… (2005)

Never use idem, ibidem or op.cit.

The Latin expression apud should be typed in italics.

Object-words or expressions, when mentioned, should be typed in italics. The same applies to foreign words of any origin.

In the section REFERENCES, at the end of the manuscript, every source cited in the text (and only these) should be listed in alphabetical order by the authors’ surname.

In subsequent references to works by the same author, his/her name should be substituted with 6 underline traces followed by date between parentheses.

REFERENCES

BAKHTIN, Mikhail (1998). Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 4.ed. São Paulo: Hucitec.

______ (1998). “Formas de tempo e de cronotopo no romance”. In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 4.ed. São Paulo: Hucitec. p.211-362.

Remember:

  • Never abbreviate the name(s) of the author(s) to avoid confusion between people with the same surname(s) and facilitate research on referenced works.
  • Only indicate the name(s) of the translator(s) if this information is essential for the submitted article.

GARCÍA, Flavio; BATALHA, Maria Cristina; MICHELLI, Regina (Orgs.) (2014). (Re)Visões do Fantástico: do centro às margens; caminhos cruzados. Rio de Janeiro: Dialogarts.

REIS, Carlos (2014). “Figurações do insólito: a reversão do típico”. In: GARCÍA, Flavio; BATALHA, Maria Cristina; MICHELLI, Regina (Orgs.). (Re)Visões do Fantástico: do centro às margens; caminhos cruzados. Rio de Janeiro: Dialogarts. p.33-49.

Remember:

  • (Orgs.) or (Eds.) or (Sel. and Notes) etc.

PEEI, Alketa (2007). “Reforma regulatória brasileira dos anos 90 à luz do modelo de Kleber Nascimento”. Revista de Administração Contemporânea, 11(1), 11-30.

PORTER, Michael (1981). “The contributions of industrial organization to strategic management”. The Academy of Management Review, 6(4), 609-620. In http://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=4326
Acesso em 12.Jan.2011.

Remember:

Adequate webgraphic citation, including link (digital address) and date of access.

Avoid footnotes. These should only be used for comments which may prove indispensable to the development of the exposition, never for bibliographical references.

ILUSTRATIONS

If any, they should be indicated in the text, but placed as numbered annexes according to their respective order in the text. Ex: Figure 1, Figure 2, etc.

Image files should have a 300 dpi resolution.

Every illustration should be identifiable by a title.

Whenever illustrations by external authors are used, authorship credits should be included in a footnote.

If charts or diagrams are used, they should follow a simple pattern. They should also be numbered and followed by an explanatory TITLE in Times New Roman, font size 10, bold type in a single-spaced paragraph, with no indentation in the first line and centered alignment.

When used, ABBREVIATIONS should be explained in a table.

Do not leave any blank paragraphs, that is, with no printable characters.

Do not leave blank spaces in the text (by pressing the spacebar) without any printable characters, with the exception of a single space (by pressing the spacebar only once) between words or between a punctuation mark and the next word.

Do not leave any blank spaces (by pressing the spacebar) at the end of paragraphs, without any printable characters, except for the 1,25 indentation in the first line of the paragraph, when it is not the case of a paragraph in quotation.

Do not number pages.

Do not insert any header or footer.