O ESQUELETO ROMÂNTICO NO ARMÁRIO REALISTA DA FICÇÃO MACHADIANA: O INSÓLITO COMO DESCONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS E FORMAÇÃO DE NOVOS PADRÕEs DE LEITURA

Conteúdo do artigo principal

Patrícia Kátia da Costa PINA

Resumo

Era um homem extremamente singular.(ASSIS: 1985, p. 814)A caracterização recortada em epígrafe é o primeiro contato doleitor com o Dr. Belém, o “dono” do esqueleto que dá título ao contomachadiano trabalhado aqui. Trata-se de um indivíduo que prima peladiferença: é culto, inteligente, misterioso – um homem singular, extremamentesingular. Essa construção da personagem é feita pelo personagem-narrador, Alberto, que conta sua experiência como discípulo eamigo desse indivíduo tão apartado, pelo caráter, dos demais contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PINA, Patrícia Kátia da Costa. O ESQUELETO ROMÂNTICO NO ARMÁRIO REALISTA DA FICÇÃO MACHADIANA: O INSÓLITO COMO DESCONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS E FORMAÇÃO DE NOVOS PADRÕEs DE LEITURA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 11, n. 11, 2014. DOI: 10.12957/cadsem.2009.9831. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/9831. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
Tema Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)