CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA EM MATERIAIS DIDÁTICOS OFICIAIS: UM OLHAR SOBRE O PLANO DE ESTUDO TUTORADO DE MINAS GERAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, objetivamos examinar o material didático Plano de Estudo Tutorado – Língua Portuguesa elaborado para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, no contexto de pandemia pelo coronavírus (SARS-COV-2), em 2020. Para o desenvolvimento do exame proposto, em consonância com os princípios da Linguística Aplicada, orientamo-nos pelos estudos do letramento sob a vertente social e cultural (Kleiman, 1995, 2014; Soares, 1998), em interface com os estudos de perspectiva enunciativo-discursiva que concebem as práticas discursivas em interação (Volóchinov, 2017; Bakhtin, 2011; Bronckart, 1999). A análise dos dados (textos e atividades didáticas constantes de quatro volumes dos PET - Língua Portuguesa) possibilitou apreender as concepções de língua, linguagem e letramento subjacentes aos modos de tratar os processos de leitura e produção de textos.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.