CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA EM MATERIAIS DIDÁTICOS OFICIAIS: UM OLHAR SOBRE O PLANO DE ESTUDO TUTORADO DE MINAS GERAIS

Conteúdo do artigo principal

Maria Angela Paulino Teixeira Lopes
Eliane Geralda da Silva Fonseca

Resumo

Neste artigo, objetivamos examinar o material didático Plano de Estudo Tutorado – Língua Portuguesa elaborado para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, no contexto de pandemia pelo coronavírus (SARS-COV-2), em 2020. Para o desenvolvimento do exame proposto, em consonância com os princípios da Linguística Aplicada, orientamo-nos pelos estudos do letramento sob a vertente social e cultural (Kleiman, 1995, 2014; Soares, 1998), em interface com os estudos de perspectiva enunciativo-discursiva que concebem as práticas discursivas em interação (Volóchinov, 2017; Bakhtin, 2011; Bronckart, 1999). A análise dos dados (textos e atividades didáticas constantes de quatro volumes dos PET - Língua Portuguesa) possibilitou apreender as concepções de língua, linguagem e letramento subjacentes aos modos de tratar os processos de leitura e produção de textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PAULINO TEIXEIRA LOPES, Maria Angela; DA SILVA FONSECA, Eliane Geralda. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA EM MATERIAIS DIDÁTICOS OFICIAIS: UM OLHAR SOBRE O PLANO DE ESTUDO TUTORADO DE MINAS GERAIS. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 53, 2025. DOI: 10.12957/seminal.2025.95793. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/95793. Acesso em: 4 fev. 2026.
Seção
A PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA