O LETRAMENTO CIENTÍFICO VISTO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apresentamos resultados de uma pesquisa sobre a escrita científica de estudantes do ensino médio técnico integrado do Instituto Federal do Ceará. Focalizamos o agir dos discentes em diferentes atividades de pesquisa nas áreas de conhecimento Eletro e Química. Visamos compreender os desafios enfrentados por eles nas práticas de leitura/escuta e na produção de textos — orais e escritos — do campo de atuação Práticas de estudos e pesquisas (Brasil, 2018). Nossa base teórica são os pressupostos sobre os letramentos acadêmicos (Lea; Street, 1998, 2006; Street, 1984, 2014), as capacidades de linguagem (Dolz; Pasquiet; Bronckart, 1995) e as capacidades socioemocionais e sociolinguageiras. A pesquisa tem base qualitativo-interpretativista, com duas fases bem definidas: na primeira, aconteceu a geração de dados, através de um questionário; e, na segunda, realizamos o tratamento dos dados. A análise dos dados fez ressaltar duas grandes noções: a das capacidades socioemocionais e a das capacidades sociolinguageiras. Os estudantes disseram ficar nervosos quando precisavam socializar a pesquisa em eventos e sentir dificuldades de entender o processo e a funcionalidade da pesquisa. Como resultado parcial, a análise evidencia que os estudantes chegam ao ensino médio com dificuldades para interagir no contexto acadêmico, mas que, com a intervenção, no ano seguinte, apresenta melhoria.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.