O TRABALHO COM A ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTOS DE OPRESSÃO: EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA, METACOGNIÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS COMO PRÁTICA DE LIBERDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto tem por objetivo refletir sobre possibilidades para o trabalho com a escrita na educação básica. Mais do que propor soluções metodológicas, busca apresentar reflexões sobre como esse trabalho pode se desenvolver de maneira alinhada a uma ideia de educação linguística dialógica e libertadora, na perspectiva de Paulo Freire, em um contexto em que professores e estudantes sofrem com sucessivas opressões no espaço escolar. Para embasar essas reflexões, partimos de pressupostos diversos, postos em contato a partir da Linguística Aplicada Indisciplinar, e trazemos para a centralidade do debate a reflexividade dos professores e dos estudantes nas relações de ensino-aprendizagem desenvolvidas no espaço escolar. Terminamos o texto apresentando produções realizadas por três alunas da rede pública da cidade do Rio de Janeiro, bem como suas reflexões metacognitivas sobre seus processos de produção desses textos.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.