A ESCRITA COLABORATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NO INSTAGRAM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como foco de análise a produção colaborativa de textos multimodais para o Instagram sobre a vida e a obra de Cora Coralina, nas aulas de Língua Portuguesa. Objetivamos compreender em que medida a produção colaborativa de textos multimodais nos Grupos de Trabalho (GTs) contribui para a aprendizagem dos estudantes. Como referencial teórico, partimos de estudos envolvendo os multiletramentos e a aprendizagem colaborativa na produção de textos. Participaram deste estudo de caso 15 estudantes da 3ª série do Ensino Médio de um colégio da rede privada de Goiânia — Goiás. Os dados, gerados a partir das interações entre os estudantes, registradas em áudio, seus rascunhos e suas produções multimodais para o perfil @tropadacorinha, no Instagram, evidenciaram que a produção colaborativa de textos multimodais e sua publicação no Instagram podem promover práticas de multiletramentos, revelando-se uma prática pedagógica significativa, que favorece a formação de sujeitos críticos, reflexivos e atuantes nos diversos contextos comunicativos do mundo contemporâneo.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.