A ESCRITA COLABORATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NO INSTAGRAM

Conteúdo do artigo principal

Marlon Cássio Gomes dos Santos
Sinval Martins de Sousa Filho
Francisco José Quaresma de Figueiredo

Resumo

Este artigo tem como foco de análise a produção colaborativa de textos multimodais para o Instagram sobre a vida e a obra de Cora Coralina, nas aulas de Língua Portuguesa. Objetivamos compreender em que medida a produção colaborativa de textos multimodais nos Grupos de Trabalho (GTs) contribui para a aprendizagem dos estudantes. Como referencial teórico, partimos de estudos envolvendo os multiletramentos e a aprendizagem colaborativa na produção de textos. Participaram deste estudo de caso 15 estudantes da 3ª série do Ensino Médio de um colégio da rede privada de Goiânia — Goiás. Os dados, gerados a partir das interações entre os estudantes, registradas em áudio, seus rascunhos e suas produções multimodais para o perfil @tropadacorinha, no Instagram, evidenciaram que a produção colaborativa de textos multimodais e sua publicação no Instagram podem promover práticas de multiletramentos, revelando-se uma prática pedagógica significativa, que favorece a formação de sujeitos críticos, reflexivos e atuantes nos diversos contextos comunicativos do mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GOMES DOS SANTOS, Marlon Cássio; MARTINS DE SOUSA FILHO, Sinval; QUARESMA DE FIGUEIREDO, Francisco José. A ESCRITA COLABORATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NO INSTAGRAM. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 53, 2025. DOI: 10.12957/seminal.2025.95782. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/95782. Acesso em: 4 fev. 2026.
Seção
A PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)