NOTAS PARA UMA CRÍTICA LITERÁRIA PÓS-ANTROPOCÊNTRICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As crises contemporâneas, especialmente a emergência climática, exigem novas abordagens conceituais e críticas, assim como as criações literárias podem propor visões questionadoras das relações desiguais entre os mundos humano e não humano. Se a literatura é uma atividade essencialmente humana, tanto no campo da criação quanto no da recepção, como podemos pensar em uma crítica literária não antropocêntrica? A partir dessa questão, são analisadas as obras literárias brasileiras contemporâneas de Adriana Lisboa, Aline Valek, Clarice Lispector, Alice Ruiz Schneronk e Ana Martins Marques.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.