A ONTO-POLÍTICA DA HOSPITALIDADE EM EL HUÉSPED, DE GUADALUPE NETTEL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este ensaio reflete sobre a onto-política da hospitalidade no romance El huésped, de Guadalupe Nettel. A narrativa questiona os regimes de corporalidade, percepção e relação com o mais-que-humano, propondo uma coexistência radical para habitar conscientemente nossas paisagens compartilhadas. Através da relação de Ana (a protagonista) com “La Cosa”, um ser parasitário que habita seu corpo, explora-se a interdependência e fragilidade do corpo, sugerindo vínculos simbióticos com o outro. Este trabalho considera uma percepção multissensorial, representada pelos cegos do instituto, e se insere nos novos materialismos feministas e nos estudos multiespécie, apresentando “La Cosa” como um ser mais-que-humano. Isso permite refletir sobre a coexistência multiespécie contemporânea e sobre novas sensorialidades resultantes da proximidade e cooperação com outros seres e vitalidades. A obra de Nettel também aborda as tensões entre confinamento e liberdade, destacando que a autonomia é relacional e se constrói por meio de ensamblagens colaborativas. El huésped nos convida a reorganizar nossa percepção e nos abrirmos à (co)habitabilidade que transforma a cegueira ecológica em uma oportunidade para o aprendizado e a continuidade.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.