ELEMENTOS DA NATUREZA NO POEMA “LAMENTOS AO PÉ DE UM TÚMULO”, DE JOÃO BATISTA DE SIQUEIRA (CANCÃO): DO ALENTO À REVOLTA NUMA PERSPECTIVA ECOCRÍTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo possui como principal objetivo discutir elementos telúricos no poema “Lamentos ao pé de um túmulo”, de Cancão (2013), evocando aspectos da Ecocrítica, segundo Garrard (2006), Kerridge (2020) e Lovelock (2006). A partir de um estudo de caráter bibliográfico, abordagem qualitativa, natureza básica e explicativa, constatamos aspectos ecocríticos em razão da presença de uma linguagem carregada de elementos da natureza. Em contrapartida, observamos no final do poema uma disjunção entre homem e natureza quando o eu lírico rebela-se contra ela em razão da perda de sua amada.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.