ELEMENTOS DA NATUREZA NO POEMA “LAMENTOS AO PÉ DE UM TÚMULO”, DE JOÃO BATISTA DE SIQUEIRA (CANCÃO): DO ALENTO À REVOLTA NUMA PERSPECTIVA ECOCRÍTICA

Conteúdo do artigo principal

Jammylly Ferreira
Josivaldo

Resumo

O presente artigo possui como principal objetivo discutir elementos telúricos no poema “Lamentos ao pé de um túmulo”, de Cancão (2013), evocando aspectos da Ecocrítica, segundo Garrard (2006), Kerridge (2020) e Lovelock (2006). A partir de um estudo de caráter bibliográfico, abordagem qualitativa, natureza básica e explicativa, constatamos aspectos ecocríticos em razão da presença de uma linguagem carregada de elementos da natureza. Em contrapartida, observamos no final do poema uma disjunção entre homem e natureza quando o eu lírico rebela-se contra ela em razão da perda de sua amada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, Jammylly; CUSTÓDIO , Josivaldo. ELEMENTOS DA NATUREZA NO POEMA “LAMENTOS AO PÉ DE UM TÚMULO”, DE JOÃO BATISTA DE SIQUEIRA (CANCÃO): DO ALENTO À REVOLTA NUMA PERSPECTIVA ECOCRÍTICA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 52, 2025. DOI: 10.12957/seminal.2025.88661. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/88661. Acesso em: 12 out. 2025.
Seção
Tendências da ecoficção e da ecocrítica na contemporaneidade
Biografia do Autor

Jammylly Ferreira, Universidade de Pernambuco

Graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE) com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento pela União Brasileira de Faculdades (UNIBF). Docente das disciplinas de Gramática na Educação Básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e de Leitura e interpretação textual no Ensino Superior.

Josivaldo, Universidade de Pernambuco

Professor, Literaturista, Letrólogo pela FFPNM-UPE (1996.2-2000.1) e Especialista em Literaturas de Língua Inglesa, também pela FFPNM-UPE (2003); Mestre em Literatura e Ensino (2007) e Doutor em Literatura e Cultura (2011), ambos pelo PPGL-UFPB. Concluiu o Pós-Doutorado em Teoria da Literatura com a pesquisa pioneira no Brasil "O Ensino de Literatura Popular nos Cursos de Letras em Instituições Públicas no Nordeste", pelo PPGL-UFPE (2012), sob a supervisão do Prof. Dr. Lourival Holanda. Livre-Docente pela UPE e Professor Associado dos Cursos de Letras da UPE - Campus Mata Norte. Possui artigos publicados em Revistas e Anais de Congressos Nacionais e Internacionais, além de ensaios publicados em livros. Elabora pesquisas na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Cultura Popular, Literatura Popular Escrita, Literatura Popular Oral, Folclore, Literatura Brasileira, Literatura e Ensino e Literatura Infantojuvenil. É professor de Literatura Brasileira e da disciplina Literatura Popular nos Cursos de Letras da UPE - Campus Mata Norte. Também faz parte dos Grupos de Pesquisa CELLUPE (Centro de Ensino e Estudos em Língua(gem) e Literatura da UPE) e do GRUPEFLLL (Grupo de Pesquisa em Ensino, Formação do Leitor e Letramento Literário). É professor/orientador permanente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UPE - Campus Mata Norte.