A NOITE DOS CRISTAIS, DE LUÍS FULANO DE TAL: DISCURSOS AFRO-BRASILEIROS NA LITERATURA JUVENIL

Conteúdo do artigo principal

Renata Rocha Ribeiro
Andréia Cunha
Larissa Warzocha

Resumo

A novela juvenil A noite dos cristais (1999), de Luís Fulano de Tal, trata as tensões sociais concernentes à escravidão no Brasil na primeira metade do século XIX e os seus reflexos na contemporaneidade. A cidade de Salvador é perscrutada sob a ótica de Gonçalo, um menino negro que nasce livre, mas que será escravizado de forma arbitrária pelos desmandos das autoridades de sua época, e também sob a ótica de um narrador que se situa em 1995, “Ano Trezentos da Luta de Zumbi dos Palmares”. Assim, este trabalho pretende analisar os percalços dos dois narradores da novela, ambos  marcados pelo estigma do preconceito racial. Os estudos de Eliane Debus (2018), Jesebeabe Mendonça Calixto (2023), Uruguay Cortazzo (2018), entre outros, serão convocados para problematizar as representações do negro na literatura juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO, Renata Rocha; CUNHA, Andréia; WARZOCHA, Larissa. A NOITE DOS CRISTAIS, DE LUÍS FULANO DE TAL: DISCURSOS AFRO-BRASILEIROS NA LITERATURA JUVENIL. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 51, 2025. DOI: 10.12957/seminal.2024.85837. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/85837. Acesso em: 21 maio. 2025.
Seção
"Poéticas do Encanto"
Biografia do Autor

Renata Rocha Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

É bacharel em Letras/ Literatura (2003), mestre em Estudos Literários (2005) e doutora em Estudos Literários (2010) pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora associada, nível 1, da Universidade Federal de Goiás, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Poéticas da Modernidade e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da narrativa, literatura brasileira, narrativa contemporânea e Osman Lins. Desenvolveu a pesquisa de pós-doutoramento intitulada "Memórias da ditadura em romances de Adriana Lisboa e María Teresa Andruetto" junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (2018-2019) com financiamento da Fapeg/CAPES.