NAS TRANÇAS DO TEMPO ESPIRALAR: MEMÓRIA ANCESTRAL EM PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Conteúdo do artigo principal

Pilar Lago e Lousa

Resumo

Em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, acompanhamos a vida da protagonista e seus deslocamentos da infância à vida adulta. Sabemos que ela herda um legado do patriarca, Vô Vicêncio. Entretanto, qual seria essa herança? Em uma leitura simplista podemos pensar que a loucura e o esquecimento são os dados dessa ancestralidade, mas de maneira acurada percebemos as críticas sociais contundentes ao racismo estrutural e à necropolítica; e a celebração de uma cosmologia afrodiaspórica. Neste artigo nos ateremos em analisar a questão do corpo-texto como inscrição de memória, resistência e permanência que fundam uma genealogia outra, que não branca e eurocentrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LOUSA, Pilar Lago e. NAS TRANÇAS DO TEMPO ESPIRALAR: MEMÓRIA ANCESTRAL EM PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 51, 2025. DOI: 10.12957/seminal.2024.84906. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/84906. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
"Poéticas do Encanto"
Biografia do Autor

Pilar Lago e Lousa, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Teoria Literária (Unicamp); Mestra em Estudos Literários (UFG, 2018), Especialista em Literatura (PUC-SP, 2010) e Licenciada em Letras (Uniceub, 2005). Realiza pesquisas centradas nos estudos de gênero e decolonials, representação e autorrepresentação de mulheres e outras minorias, tanto na crítica literária quanto na Literatura Brasileira, Latino-americana, e Teoria Literária.