AS FACES DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM POEMAS DAS ESCRITORAS LATINO-AMERICANAS ALFONSINA STORNI, ANA MARÍA RODAS E ROSAMARÍA ROFFIEL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo pretende analisar as diferentes nuances da violência de gênero a partir da figura da mulher na lírica de escritoras. Para tanto, foram selecionados quatro poemas publicados no século XX pelas escritoras latino-americanas Alfonsina Storni (1919), Ana María Rodas (2004) e Rosamaría Roffiel (1986). A análise dos poemas parte da crítica literária feminista, que permite explorar as questões que envolvem a repressão e violências sofridas pelas mulheres e que destaca a necessidade de viabilizar a circulação das vozes historicamente silenciadas. Nesse sentido, este trabalho também colabora com a recepção crítica da produção literária mulheril e discute problemas herdados da instauração dos papéis de gênero que, inclusive, deixam suas marcas na escrita de mulheres. Para alcançar tais objetivos, este estudo se sustenta, principalmente, nos fundamentos teóricos de Ria Lemaire (1994), Nelly Richards (2019), Norma Telles (1992), Teresa de Lauretis (1994), Gerda Lerner (2019), entre outras estudiosas.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.