AS FACES DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM POEMAS DAS ESCRITORAS LATINO-AMERICANAS ALFONSINA STORNI, ANA MARÍA RODAS E ROSAMARÍA ROFFIEL

Conteúdo do artigo principal

Hellen Cristina Lopes de Carvalho
Karollayne Martins Gonçalves
Marcelo Marcelo Ferraz de Paula

Resumo

O presente artigo pretende analisar as diferentes nuances da violência de gênero a partir da figura da mulher na lírica de escritoras. Para tanto, foram selecionados quatro poemas publicados no século XX pelas escritoras latino-americanas Alfonsina Storni (1919), Ana María Rodas (2004) e Rosamaría Roffiel (1986). A análise dos poemas parte da crítica literária feminista, que permite explorar as questões que envolvem a repressão e violências sofridas pelas mulheres e que destaca a necessidade de viabilizar a circulação das vozes historicamente silenciadas. Nesse sentido, este trabalho também colabora com a recepção crítica da produção literária mulheril e discute problemas herdados da instauração dos papéis de gênero que, inclusive, deixam suas marcas na escrita de mulheres. Para alcançar tais objetivos, este estudo se sustenta, principalmente, nos fundamentos teóricos de Ria Lemaire (1994), Nelly Richards (2019), Norma Telles (1992), Teresa de Lauretis (1994), Gerda Lerner (2019), entre outras estudiosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LOPES DE CARVALHO, Hellen Cristina; MARTINS GONÇALVES, Karollayne; MARCELO FERRAZ DE PAULA, Marcelo. AS FACES DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM POEMAS DAS ESCRITORAS LATINO-AMERICANAS ALFONSINA STORNI, ANA MARÍA RODAS E ROSAMARÍA ROFFIEL. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 51, 2025. DOI: 10.12957/seminal.2024.84182. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/84182. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
"Poéticas do Encanto"
Biografia do Autor

Hellen Cristina Lopes de Carvalho, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda e mestra (2023) da área de Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá (2022), em Letras Espanhol pela UFG (2019) e formação técnica em Arte Dramática pela Escola do Futuro em Artes Basileu França (2014). Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); integrante do corpo editorial da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE); participante do projeto de extensão Inova Export: Internacionalização de Empreendimentos Inovadores (FACE - UFG), em que atua como revisora e tradutora (simultânea e de textos) do par de línguas espanhol/português; e professora particular de espanhol como língua estrangeira.

Karollayne Martins Gonçalves, Universidade Federal de Goiás

Karollayne Martins Gonçalves é mestra em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás e graduada em Letras: Português pela Universidade Federal de Goiás. Estuda literatura de autoria feminina, com ênfase em questões de gênero, corpo e crítica feminista.

Marcelo Marcelo Ferraz de Paula, Universidade Federal de Goiás

É professor da área de Teoria Literária da Universidade Federal de Goiás (UFG), membro do quadro permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL-UFG/Conceito 6) e bolsista Produtividade em Pesquisa - Nível 2 (CNPq). Realizou doutoramento em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP), em 2012, e estágio pós-doutoral no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, na Universidade do Porto, em 2017; na UNIFESSPA, em 2022, com bolsa CAPES; e na Brown University, em 2022-2023, com bolsa CNPq. É membro do GT Texto Poético (ANPOLL) e editor-chefe da revista do grupo, a Texto Poético. Atualmente é um dos coordenadores do projeto de pesquisa Memorial Poético dos Anos de Chumbo, contemplado no edital Pró-Humanidades, do CNPq.Dedica-se especialmente às investigações na área de literatura brasileira moderna e contemporânea, com enfoque na poesia lírica. A linha de pesquisa adotada privilegia os diálogos e trânsitos culturais ibero-afro-americanos e as relações entre literatura, sociedade e história. Entre as suas principais publicações destacam-se os livros autorais Poesia e diálogos numa ilha chamada Brasil (EdUnila, 2018), O testemunho poético no limiar da lírica moderna (CEGRAF, 2022) e a organização das coletâneas Ética, Estética e Políticas do testemunho (Nankin, 2017) e Poesia e cárcere político (Pedro e João, 2023).