SALVE A TODOS OS POVOS DA AMAZÔNIA!

Conteúdo do artigo principal

Caroline Barroncas de Oliveira
Fanuela de Oliveira Vasconcelos
Daniela Franco Carvalho
Mônica de Oliveira Costa

Resumo

Este ensaio, sonhado como uma gira-escrita, se propõe em mobilizar as poéticas dos encantos Amazônicos em fruição com os encontros afectuais de todos os povos em composições de gentes ancestrais. Compõe-se na ideia do portal do encontro das águas, entre Rio Negro e Solimões, e nas encruzilhadas da(s) Amazônia(s), nos posicionamos em aprender a ser gente ancestral em processos de descolonização e em composições poéticas de um cotidiano amazônico de encantarias e constituições tempo/espaço circulares. Problematizamos de que modo esses saberes nos trazem elementos vitais para sobreviver as fixações de ideias coloniais, por uma abertura da gira-escrita em processos de descolonialidade na invocação de uma mente circular. Sonhamos em compor mundos em poéticas de presença contando uns com os outros, friccionando a experiência de nós mesmos, num coletivo uníssono, em composições circulares. Nos percebendo no meio, entre eternos começos, mediante a urgência de um cotidiano ancestral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, Caroline Barroncas de; DE OLIVEIRA VASCONCELOS, Fanuela; FRANCO CARVALHO, Daniela; DE OLIVEIRA COSTA, Mônica. SALVE A TODOS OS POVOS DA AMAZÔNIA!. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 51, 2025. DOI: 10.12957/seminal.2024.84165. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/84165. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
"Poéticas do Encanto"
Biografia do Autor

Caroline Barroncas de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2007). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Especialização em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2010). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (2020). Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC), da Escola Normal Superior - ENS/UEA. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores em Educação em Ciências, Práticas de Subjetivação e Narrativas (Auto)biográficas no viés pós-estrutural

Fanuela de Oliveira Vasconcelos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia, Educação antirracista, pela Universidade do Estado do Amazonas.

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.  Professora da Universidade Federal de Uberlândia. Líder do grupo de pesquisa amplia – amálgama em educação, ciência e arte.

Mônica de Oliveira Costa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, Amazônia e estudos foucaultianos, Universidade Federal do Mato Grosso, 2017.  Professora da Universidade do Estado do Amazonas, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Vidar em In-tensões – subjetivações, culturas e educações.