POR UMA POÉTICA DO RUÍDO NAS NARRATIVAS AFROCENTRADAS: UMA LEITURA DE TEXACO, DE PATRICK CHAMOISEAU

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Luiz Henrique Costa de Santana
Imara Bemfica Mineiro

Resumo

Este artigo se propõe a discutir o conceito de “poética do ruído” como um dispositivo teórico para pensar expressões literárias que conferem voz e visibilidade a sujeitos historicamente silenciados e invisibilizados pelos processos coloniais e de
racialização, bem como suas reverberações nas estruturas socioculturais da contemporaneidade. Para isso, são mobilizados autores como Molefi Kete Asante (2009), para pensar o imperativo do afrocentramento; Achille Mbembe (2018), com a
noção da “autoinscrição”; Quince Duncan (2006), com a noção de “afrorrealismo”; e Édouard Glissant (2005; 2021), com as noções de “poética da diversidade” e de “caos mundo”. Parte-se, ainda, do entendimento da dimensão inerentemente política da literatura, tal como sistematizado por Jacques Rancière (1995; 2016). É, pois, pautando-nos por essas perspectivas teóricas que realizamos uma leitura do romance Texaco, do escritor martinicano Patrick Chamoiseau (1993), guiados pela seguinte
questão: de que maneira a visita da literatura à história e à memória evidencia narrativas e perspectivas tradicionalmente invisibilizadas e silenciadas, possibilitando-nos pensar no conceito de “poética do ruído” como uma alternativa epistemológica para refletir sobre o passado e significar o presente? Sugerimos, por fim, que o discurso literário afrodiaspórico erige-se como uma alternativa epistemológica ao conferir ao ruído de sujeitos históricos silenciados um lugar de visibilidade, ressignificando as narrativas sobre o passado e intervindo na distribuição da palavra e daquilo que é dizível.

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Como Citar
HENRIQUE COSTA DE SANTANA, Luiz; BEMFICA MINEIRO, Imara. POR UMA POÉTICA DO RUÍDO NAS NARRATIVAS AFROCENTRADAS: UMA LEITURA DE TEXACO, DE PATRICK CHAMOISEAU. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 51, 2025. DOI: 10.12957/seminal.2024.84159. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/84159. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
"Poéticas do Encanto"
Biografia do Autor

Imara Bemfica Mineiro, UFPE/PPGL

Professora do Departamento de Letras/Espanhol na Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), mestrado em Teoria da Literatura (2007) e bacharelado em História pela mesma universidade (2005). Realizou doutorado sanduíche na Université de Poitiers, França (2012), onde atuou como pesquisadora do Centre de Recherches Latino Américaines, sede da Colección Archivos. Desenvolve trabalhos de pesquisa sobre Literatura Latino-Americana, Vanguardas Literárias Hispano-americanas, Identidades Culturais, História do Livro e das Práticas de Leitura. Atualmente, seu principal projeto de pesquisa é sobre Vanguardas Literárias Latino-Americanas e identidades afro-antilhanas. Desenvolve atividades de docência relacionadas à História das Literaturas Hispânicas, à Língua Espanhola e à Literatura Latino-Americana. Ministra disciplinas voltadas ao Ensino de Espanhol/ Língua Estrangeira, Literatura e Cultura dos Povos Hispânicos e Leitura e Produção de textos em espanhol.