O ENTREMEIO “A DOIDA”, DO REISADO CARIRIENSE: DA CONFIGURAÇÃO PRÉ-ESTÉTICA À FORMA ARTÍSTICA FROM PRE-AESTHETIC CONFIGURATION TO ARTISTIC FORM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O reisado é uma das formas poéticas populares da região do Cariri. Entre o colorido da vestimenta e o tilintar das espadas, homens e mulheres performam e atribuem sentido aos mais diversificados personagens, como o Jaraguá, o Lobisomem, o Guriabá e a Doida. Cada personagem é considerado um entremeio que performa em suas respectivas peças – mistura do canto poético à encenação artística. A partir dessa compreensão, este estudo objetivou refletir desde a configuração pré-estética à forma artística de um dos entremeios mencionados. No decorrer do processo analítico e reflexivo, pôde-se compreender como o reisado se estrutura enquanto forma artística, quais são seus principais entremeios e como o caráter poético se estabelece do oral ao performático. Utilizou-se, principalmente, as contribuições dos mestres Raimundo e Antônio (2023), do Reisado Discípulos do mestre Pedro, e do mestre Dodô (2023), do Reisado São Francisco. Em contribuições teóricas, recorreu-se a Mikhail Bakhtin (1987), Ruth Finnegan (2008) e Ignez Ayala (2015).
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.