ANDAR NA COMPANHIA DE MULHERES NEGRAS: A ESCRITA NA PARTILHA DE SABERES EM VIDAS A SE TECEREM Writing as knowledge sharing in lives to be knitted
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo parte da aposta na partilha das histórias de mulheres negras de uma família como tática de resistência e luta contra a tendência colonizadora do meio acadêmico e de espaços educativos. Apoiada no conceito de escrevivência, entende-se ser possível - e desejável - produzir conhecimento científico de forma entrelaçada com experiências pessoais. Em uma escrita em primeira pessoa do singular produzida em gêneros variados e encharcada de vida e afeto, pretende-se deixar ver as desigualdades vividas pelas mulheres pretas, seus saberes partilhados e a potência de seus passos na busca pelo bem viver. Afirma-se a escrita como lugar de insubordinação e de cura e a leitura de autoras negras como importante dispositivo potencializador de subjetividades. Desaprender a ouvir as narrativas dominantes que produzem invisibilização e esquecimento das diferentes formas de ser e estar no mundo se mostra como um caminho educativo promissor.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.