ANDAR NA COMPANHIA DE MULHERES NEGRAS: A ESCRITA NA PARTILHA DE SABERES EM VIDAS A SE TECEREM Writing as knowledge sharing in lives to be knitted

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Gabriela Florindo dos Santos
Ingrid Gomes
Clarissa de Arruda Nicolaiewsky

Resumo

O presente artigo parte da aposta na partilha das histórias de mulheres negras de uma família como tática de resistência e luta contra a tendência colonizadora do meio acadêmico e de espaços educativos. Apoiada no conceito de escrevivência, entende-se ser possível - e desejável - produzir conhecimento científico de forma entrelaçada com experiências pessoais. Em uma escrita em primeira pessoa do singular produzida em gêneros variados e encharcada de vida e afeto, pretende-se deixar ver as desigualdades vividas pelas mulheres pretas, seus saberes partilhados e a potência de seus passos na busca pelo bem viver. Afirma-se a escrita como lugar de insubordinação e de cura e a leitura de autoras negras como importante dispositivo potencializador de subjetividades. Desaprender a ouvir as narrativas dominantes que produzem invisibilização e esquecimento das diferentes formas de ser e estar no mundo se mostra como um caminho educativo promissor.

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Como Citar
FLORINDO DOS SANTOS, Gabriela; GOMES, Ingrid; DE ARRUDA NICOLAIEWSKY, Clarissa. ANDAR NA COMPANHIA DE MULHERES NEGRAS: A ESCRITA NA PARTILHA DE SABERES EM VIDAS A SE TECEREM: Writing as knowledge sharing in lives to be knitted. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 51, 2025. DOI: 10.12957/seminal.2024.84136. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/84136. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
"Poéticas do Encanto"
Biografia do Autor

Ingrid Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Professora substituta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - campus Duque de Caxias. Integrante do grupo de pesquisa Diversias - Educação, Diversidade e Controvérsias na PUC-Rio.

 

Clarissa de Arruda Nicolaiewsky, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - campus Duque de Caxias. Coordenadora do Programa de Extensão PROMOVIDE - Movimentos Sociais, Diferenças e Educação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense; Coordenadora do projeto Acolhimento às mães universitárias e suas crias: Direito à educação superior e à infância