APROXIMAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA DAS ENCRUZILHADAS E O ENREDO “CAPÍTULO 4, VERSÍCULO 3, DA RUA E DO POVO, O HIP-HOP: UM MANIFESTO PAULISTANO” DA ESCOLA DE SAMBA VAI-VAI

Conteúdo do artigo principal

Stéfany Vitores de Oliveira

Resumo

O presente artigo pretende traçar diálogos entre o enredo Capítulo 4, Versículo 3, Da Rua e do Povo, o Hip-Hop: Um Manifesto Paulistano da Escola de Samba Vai-Vai, apresentado em 2024 e a Pedagogia das Encruzilhadas de Luiz Rufino (2019) que invoca a figura de Exu para traçar seu projeto político/ético/estético. A figura de Exu também é interpretada a partir do babalorixá Márcio de Jagun (2015). Para compreender o carnaval como uma manifestação da cultura popular profundamente influenciado pela afro-diáspora utilizaremos as considerações de Stuart Hall (2003) e autores que versam sobre as decolonialidades como Aníbal Quijano (2005). Essa é uma pesquisa qualitativa, bibliográfica que utiliza para análise a sinopse do enredo disponibilizado oficialmente pela Escola de Samba, registros fotográficos, notícias, e consulta ao registro audiovisual disponível em plataformas de streaming.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
VITORES DE OLIVEIRA, Stéfany. APROXIMAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA DAS ENCRUZILHADAS E O ENREDO “CAPÍTULO 4, VERSÍCULO 3, DA RUA E DO POVO, O HIP-HOP: UM MANIFESTO PAULISTANO” DA ESCOLA DE SAMBA VAI-VAI. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 51, 2025. DOI: 10.12957/seminal.2024.84109. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/84109. Acesso em: 21 maio. 2025.
Seção
"Poéticas do Encanto"