“DORAMAR OU A ODISSEIA”: A CIDADE NARRADA ÀS MARGENS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho se baseia na análise de “Doramar ou a odisseia”, de Itamar Vieira Júnior, com atenção para a perspectiva adotada do foco narrativo em comparação com o conto “Mineirinho”, de Clarice Lispector. Nota-se, na produção do escritor brasileiro, que a saga da protagonista está submersa no cenário urbano da favela, cujo espaço evidencia as fissuras da cidade a partir do olhar fronteiriço, espelhado pelo circuito de violência que se encontra. Desse modo, os “confins da cidade” reconstituem Salvador a partir do jogo de oposição entre a “cidade alta” e a “cidade baixa”, ambas trilhadas por Doramar em sua via-crúcis, analisado a partir das contribuições, sobretudo, de Frantz Fanon (1968), ao tratar da cidade compartimentada do colono, José de Souza Martins (2019), no que tange aos limites territoriais e suas redefinições moldadas pelo poder em sua constante disputa, e Sueli Carneiro (2011), em relação ao apartheid social entre negros e brancos no Brasil.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.