AVENTURA EM AFIADAS PRESAS: HIBRIDISMO, MULTIMODALIDADE E LITERATURA CROSSOVER EM VAMPYRO: O TERRÍVEL DIÁRIO PERDIDO DO DR. CORNÉLIUS VAN HELSING (2008)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Sendo a literatura uma importante manifestação da cultura e da arte, o trabalho que ora se apresenta tem por objetivo analisar a obra literária Vampyro: o terrível diário perdido do Dr. Cornélius Van Helsing (2008), cuja autoria é atribuída ao próprio Cornélius Van Helsing. Pretendemos, no decorrer das análises que serão apresentadas, refletir sobre a capacidade (ou não) do livro em fomentar a fruição estético-literária dos leitores, analisando, através de suas linguagens verbais e não verbais, se o discurso apresentado se afasta de uma concepção didático-moralizante da literatura. Assim, refletiremos ainda sobre os livros-objeto, a materialidade dessas obras, as multimodalidades que constituem a narrativa, o hibridismo que nela acontece e sua capacidade em ultrapassar barreiras etárias, o que o torna uma obra crossover. Dentre os aportes teóricos selecionados destacamos Calvino (2007), para dissertar sobre a literatura clássica; Oliveira (2008) que argumenta a respeito das ilustrações e Navas (2019) que trata da multimodalidade do livro-objeto, entre outros. Finalmente, percebemos a riqueza de linguagens apresentadas na obra, o que sustenta sua literariedade.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.