A FRAGMENTAÇÃO DO LITERÁRIO: O LIVRO-JOGO “DESPAGINADO” E SUAS POSSIBILIDADES DE LEITURA
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Resumo
Ainda que, tradicionalmente, o formato códex seja o mais utilizado em livros destinados preferencialmente para crianças e jovens, diversas são as experimentações que levaram ao que conhecemos, atualmente, como livros-objetos - em que a materialidade conta para a construção de sentido tanto quanto as outras linguagens presentes na obra. O presente artigo tem como objetivo se debruçar e compreender os livros-cartão, ou seja, livros que tem, como característica principal, a “despaginação” - páginas soltas em forma de cartões individuais e que se relacionam, de alguma forma, entre si. A partir disso pensaremos como a co-criação é possibilitada por meio da leitura e mediação, abrindo espaço para a interatividade e imaginação.. Como embasamento teórico contamos, principalmente, com os estudos de Bajour (2012), Beckett (2012) e Silva (2016), além de apresentar e analisar obras literárias que ilustram como a fragmentação das páginas oferece ludicidade e potencialidade para os leitores de todas as idades.
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