A ILHA DOS MULATOS, DE SERGIO RAIMUNDO: TEMAS, VOZES E CONSTRUÇÃO ESTÉTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este ensaio tem como objeto refletir sobre a obra A ilha dos mulatos, do escritor moçambicano, Sergio Raimundo. O ensaio está organizado em duas partes. Na primeira, buscou-se entender o sistema narrativo do romance, como espaço, tempo, enredo, personagens, e como estas últimas se inserem no espaço-tempo. Na segunda parte, a partir do diálogo com alguns estudos de Literatura e, especialmente, da Literatura de Moçambique, buscou-se pensar sobre a temática, bem como sobre as vozes e a construção estética do romance. Concluiu-se que, quanto às temáticas tratadas na obra, a questão ambiental, a intolerância às minorias e às pessoas especiais se destacam, entre os outros temas. E que o saber comunicado na obra, por meio de várias vozes, é realizado com muita criatividade pelo escritor.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.