TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS: A PROSA DE PEDRO PEREIRA LOPES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo tem como objetivo central investigar, nas obras do escritor Pedro Pereira Lopes, um dos representantes da nova geração de escritores moçambicanos, os embates que apresenta em relação à tradição literária do país, reconhecendo-se as marcas de transição e ruptura presentes no conjunto da sua prosa contemporânea. O segundo objetivo consiste em examinar as características fundamentais de suas produções literárias destinadas ao público adulto, quais sejam, o romance policial Mundo grave[1] (2018) e a antologia de contos A invenção do cemitério (2019). Partindo deste escopo, de caráter bibliográfico, com dados qualitativos, a investigação deriva, principalmente, do seguinte quadro teórico-crítico: Laisse, 2020; Cabrita, 2018; Connor, 1996; Chaves, 2005; Leite, 1998 e Lauriti, 2012. Em levantamento preliminar, verificamos que tal escrita constitui uma proposta estética alinhada à manutenção de alguns aspectos da tradição, além de expressar a própria fragmentação e ruptura, ao demonstrar as novas configurações estilísticas, composicionais e temáticas, implementadas na cena literária atual. Vale salientar que o respectivo autor tem contribuído, de modo significativo, para a internacionalização da literatura e da cultura de Moçambique, reverberando a sua presença no mundo.
[1] O escritor inova ao adotar o uso regular de letras minúsculas no início das frases, nomes próprios, inclusive, no título da obra, e após o ponto de continuação, visando garantir maior dinamismo e fluidez à narrativa.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.