TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS: A PROSA DE PEDRO PEREIRA LOPES

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Resumo

Este estudo tem como objetivo central investigar, nas obras do escritor Pedro Pereira Lopes, um dos representantes da nova geração de escritores moçambicanos, os embates que apresenta em relação à tradição literária do país, reconhecendo-se as marcas de transição e ruptura presentes no conjunto da sua prosa contemporânea. O segundo objetivo consiste em examinar as características fundamentais de suas produções literárias destinadas ao público adulto, quais sejam, o romance policial Mundo grave[1] (2018) e a antologia de contos A invenção do cemitério (2019). Partindo deste escopo, de caráter bibliográfico, com dados qualitativos, a investigação deriva, principalmente, do seguinte quadro teórico-crítico: Laisse, 2020; Cabrita, 2018; Connor, 1996; Chaves, 2005; Leite, 1998 e Lauriti, 2012. Em levantamento preliminar, verificamos que tal escrita constitui uma proposta estética alinhada à manutenção de alguns aspectos da tradição, além de expressar a própria fragmentação e ruptura, ao demonstrar as novas configurações estilísticas, composicionais e temáticas, implementadas na cena literária atual. Vale salientar que o respectivo autor tem contribuído, de modo significativo, para a internacionalização da literatura e da cultura de Moçambique, reverberando a sua presença no mundo.


 


[1] O escritor inova ao adotar o uso regular de letras minúsculas no início das frases, nomes próprios, inclusive, no título da obra, e após o ponto de continuação, visando garantir maior dinamismo e fluidez à narrativa.

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Como Citar
PIRES TIGRE, Maiane; JONA LAISSE, Sara. TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS: A PROSA DE PEDRO PEREIRA LOPES. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 45, 2023. DOI: 10.12957/seminal.2023.79824. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/79824. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
A narrativa moçambicana no século XXI