BREVES REFLEXÕES SOBRE TORNADO, DE TERESA NORONHA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A leitura realizada tem por objetivo descortinar os percursos memorialísticos presentes na narrativa, principalmente ao analisar as estruturas composicionais do texto. Para tanto, pretende-se observar as diferentes estratégias utilizadas pela escritora que constituem o objeto, o livro Tornado, da escritora moçambicana Teresa Noronha (2021), reparando o modo como a personagem em primeira pessoa constitui-se como parte de um mundo conflituoso e permeado pelo preconceito. No campo da memória a escritora cria uma narrativa em espiral que guia seu leitor pelas idas e vindas de uma história gradativamente revelada a um irmão. Há, nesse sentido, a exploração de espaços diversos, porém centralizados na memória da personagem, que fixa em um lugar deambula por países e continentes ao acessar suas lembranças.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.