A METAMORFOSE EM JOGO ELETRÔNICO: UMA ANÁLISE DA OBRA CANÔNICA DE KAFKA ADAPTADA PARA O MUNDO DOS GAMES

Conteúdo do artigo principal

João Pereira da Silva Filho
Vinicius Carvalho Pereira

Resumo

A obra-prima de Kafka, A Metamorfose, parte integrante do cânone literário europeu, vem sendo apreciada e tomada como objeto de estudo ao longo dos anos. No entanto, no atual contexto de mixagem de mídias, em que obras do cânone são revisitadas sob diferentes perspectivas, temos de adaptações dessa obra para um diferente meio: o jogo eletrônico. Com suporte teórico de estudiosos como Néstor Canclini, Florencia Garramuño e Linda Hutcheon, descrevemos, neste artigo, as características do jogo The Metamorphosis, lançado em 2020 pela Izmir Games Collective, e os desafios dessa adaptação intermídia, explorando as perdas e ganhos do processo adaptativo presentes nesse objeto de estudo. Observamos como a narrativa digital permite ao jogador vivenciar a alienação e a angústia do protagonista Gregor Samsa, agora, de maneira mais imersiva e interativa, com recursos e limitações típicas dos videogames.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA DA SILVA FILHO, João; PEREIRA, Vinicius Carvalho. A METAMORFOSE EM JOGO ELETRÔNICO: UMA ANÁLISE DA OBRA CANÔNICA DE KAFKA ADAPTADA PARA O MUNDO DOS GAMES. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 49, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.79485. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/79485. Acesso em: 4 out. 2024.
Seção
O livro-objeto e as narrativas híbrida, multimodal e crossover
Biografia do Autor

João Pereira da Silva Filho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Mestrando em Estudos de Linguagem, Estudos Literários, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Língua Inglesa pela Faculdade Signorelli, 2015. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – campus Cuiabá. Membro do grupo de pesquisa SEMIC – Semióticas Contemporâneas.

Vinicius Carvalho Pereira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ.

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Estudos de Linguagem, na UFMT