“WALKING SIMULATORS”, LITERATURA ELETRÔNICA E OUTRAS FORMAS DE CONTAR HISTÓRIAS: O CASO DO JOGO EVERYBODY’S GONE TO THE RAPTURE

Conteúdo do artigo principal

Jade Bueno Arbo

Resumo

Everybody’s Gone to the Rapture (em tradução livre, “Todos partiram para o arrebatamento”), é um jogo eletrônico lançado em 2015 pela desenvolvedora de jogos The Chinese Room. Como um exemplo de jogo denominado, por vezes pejorativamente, de “walking simulator”, Rapture tensiona as divisões entre o aspecto de “jogo” e de “narrativo” na Literatura Eletrônica. Neste artigo, examinaremos Everybody’s Gone to the Rapture pelas lentes da ainda emergente Literatura Eletrônica de forma a argumentar que o gênero popularizado como “walking simulator” tanto enfatiza a potencialidade narrativa e literária dos jogos eletrônicos, como desafia formas narrativas centradas em um herói e na violência como forma de ação e progresso narrativo. Para isso, será apresentada uma breve descrição da origem e características desse gênero; em seguida, olharemos para a discussão sobre Literatura Eletrônica, aplicando-a à materialidade do texto de Rapture e estabelecendo um possível enquadramento para a análise de jogos eletrônicos de forma mais ampla. Por fim, será feita uma breve análise de Rapture como uma narrativa em formato de “bolsa” a partir do diálogo entre Donna Haraway e Ursula K. Le Guin acerca da emergência de novas formas de contar histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BUENO ARBO, Jade. “WALKING SIMULATORS”, LITERATURA ELETRÔNICA E OUTRAS FORMAS DE CONTAR HISTÓRIAS: O CASO DO JOGO EVERYBODY’S GONE TO THE RAPTURE. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 49, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.79359. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/79359. Acesso em: 11 out. 2024.
Seção
O livro-objeto e as narrativas híbrida, multimodal e crossover
Biografia do Autor

Jade Bueno Arbo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Possui bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestrado em Filosofia (UFPel) e é doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução na mesma instituição com bolsa Capes DS. Durante a graduação, se dedicou aos estudos na área da pragmática, com enfoque na teoria dos atos de fala de J. L. Austin e suas intersecções com a concepção performativa do gênero em Judith Butler. Sua dissertação de mestrado versou sobre a crítica butleriana ao sujeito fundacional feminista, e possíveis formas de pensar um feminismo em outros termos. Seus interesses de pesquisa atuais se concentram nos encontros entre filosofia e literatura, e no estudo da ficção científica como forma de expansão de imaginários ético-políticos.