O CORPO COMO TEXTO: A OBJETIFICAÇÃO COLONIZADORA NOS CONTOS “NEGRINHA” DE MONTEIRO LOBATO E “PAI CONTRA MÃE” DE MACHADO DE ASSIS

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RENATA MOCELIN PENACHIO

Resumo

Neste artigo busco unir minhas aspirações, a antropologia e a literatura, para uma investigação cuidadosa que emerge a partir da complexa intersecção dos saberes que são as fronteiras da historiografia brasileira. O corpo como forma de elegibilidade do texto e o texto como forma de elegibilidade do corpo. Trazer para o corpo as discussões sobre as problemáticas étnicas do país é materializar as marcas da colonização, mesmo que essas marcas estejam representadas nas lacunas psicoexistênciais que transitam entre a verdade e a ficção. O exercício de alteridade que a literatura promove é o redimensionar das estruturas subjetivas que o pensamento colonial impõe e provoca antes, durante e e pós período escravocrata. Não é apenas do período histórico que advém a escravidão, mas do pensamento que perpetua na historicidade suas marcas de violência. Aqui, analiso os contos “Negrinha”, de Monteiro Lobato, e “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, na intenção de encarar a importância e impacto da narrativa ficcional na reflexão e (re)constituição da história do país.

Detalhes do artigo

Como Citar
PENACHIO, R. M. (2024). O CORPO COMO TEXTO: A OBJETIFICAÇÃO COLONIZADORA NOS CONTOS “NEGRINHA” DE MONTEIRO LOBATO E “PAI CONTRA MÃE” DE MACHADO DE ASSIS. Caderno Seminal, (47). https://doi.org/10.12957/seminal.2024.78253
Seção
O negro na literatura: perspectivas teórico-críticas
Biografia do Autor

RENATA MOCELIN PENACHIO, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa "Literatura e outras linguagens" (2022-atual) e Mestra em Estudos Literários pelo mesmo programa e linha de pesquisa, com pesquisa intitulada "Do mar de mim algo pro mar do mundo": a historiografia cabocla na poética de Paulo César Pinheiro". Estudos na área de poéticas orais, poesia e canção, cultura popular, poéticas afroindígenas, historiografia brasileira, antropologia, arquivo e memória.