REPRESENTATIVIDADE FEMININA NEGRA NO ROMANCE EPISTOLAR CARTAS PARA MINHA MÃE, DE TERESA CÁRDENAS, E NO POEMA-CANÇÃO ME GRITARON NEGRA, DE VICTORIA SANTA CRUZ

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Denise Dias
Monia Franciele de Souza Dourado
Ondina Maria da Silva Macedo
Solange da Silva Corsi

Resumo

Neste artigo, analisam-se dois textos literários, sob a ótica do protagonismo negro feminino, presentes em Cartas para minha mãe, romance epistolar da autora cubana Teresa Cárdenas, de 1997, e no poema-canção Me gritaron negra, de 1960, da poeta e ativista peruana Victoria Santa Cruz. As obras são protagonizadas por mulheres negras, que passaram por diversas transformações ao longo da história, enfrentando violências, agressões e preconceitos. O presente estudo investiga, assim, a relevância dessas produções literárias, como forma de denúncia e combate à discriminação racial e de gênero, que tenta calar a voz e a atitude das mulheres negras. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, em que os relatos feitos pela escritora, em suas obras, são analisados sob a luz da teoria dos escritos de Evaristo (2005), Hall (2011),  Nascimento (2015), Santiago (2012), Benatti e Candido (2020), Ribeiro (2017), entre outros estudiosos. Os resultados dessa pesquisa apontam para uma visão mais reflexiva sobre o papel da mulher negra na sociedade contemporânea. Além disso, mostra-se a importância da voz feminina negra, por meio da literatura, e como esta pode contribuir para o fortalecimento diário da luta por igualdade de raça e de gênero.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dias, D., Dourado, M. F. de S., Macedo, O. M. da S., & Corsi, S. da S. (2024). REPRESENTATIVIDADE FEMININA NEGRA NO ROMANCE EPISTOLAR CARTAS PARA MINHA MÃE, DE TERESA CÁRDENAS, E NO POEMA-CANÇÃO ME GRITARON NEGRA, DE VICTORIA SANTA CRUZ. Caderno Seminal, (47). https://doi.org/10.12957/seminal.2024.78203
Seção
O negro na literatura: perspectivas teórico-críticas
Biografia do Autor

Denise Dias, Instituto Federal do Amazonas/Instituto Federal Goiano

 Denise Dias, Pós Doutora em Crítica Cultural na área de letras, linha: letramento, identidades de formação de educadores- UNEB,2020. Professora do Instituto Federal do  Amazonas com lotação no Instituto Federal Goiano- Campus Ceres. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-gradução  em educação profissional e tecnológica- Profept. Membro do Grupo de Pesquisa Língua, Cultura e Interação.

Monia Franciele de Souza Dourado, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres.

Doutoranda em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás.

Professora do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres.

Membro do Grupo de Pesquisa Poesia e Testemunho.

Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/2105064931394612

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9082-4174

E-mail: monia.dourado@ifgoiano.edu.br

Ondina Maria da Silva Macedo, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, 2021.

Professora do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Membro do grupo de pesquisa: Licultin - Língua, Cultura e Interação.

Endereço para acessar CV:  https://lattes.cnpq.br/6781289995456553

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6466-1973

E-mail: ondina.silva@ifgoiano.edu.br

Solange da Silva Corsi, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, 2017.

Professora do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres.

Membro do Grupo de Pesquisa: Licultin - Língua, Cultura e Interação.

Endereço para acessar CV:  http://lattes.cnpq.br/6820595732554665

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-2238-5991

E-mail: solange.corsi@ifgoiano.edu.br