“SOU INVISÍVEL – COMPREENDE?”: AFROFUTURISMO E IDENTIDADE NEGRA EM HOMEM INVISÍVEL, OBRA DE RALPH ELLISON
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo analisa a obra Homem Invisível, escrita por Ralph Ellison, publicado em 1952 e considerado um dos principais romances da ficção negra norte-americana. Inicialmente, apresenta um debate histórico sobre a ficção científica como um gênero receptivo à questões da realidade negra. A partir disso, o artigo apresenta a conceituação do afrofuturismo através das discussões de diferentes autores e de uma perspectiva histórica com a presença da Harlem Renaissance. Na sequência, o artigo debate a obra Homem Invisível e a construção da identidade negra como invisível no romance. Por fim, artigo analisa os aspectos que fazem com que ela (não) seja um marco zero para o movimento afrofuturista.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.