SOBRE AS BELEZAS DA MORTE: ANCESTRALIDADE E APRENDIZAGEM EM "GOSTO DE AMORA"

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Lucas Toledo de Andrade

Resumo

Este artigo pretende analisar o conto “Gosto de Amora” (2019), presente na coletânea homônima, de Mário Medeiros. No conto, o narrador-personagem, por meio do olhar infantil, conta a sua travessia ao encontro dos antepassados. Ao se observar essa narrativa formalmente, notamos que ela apresenta uma desestruturação da noção cronológica e linear de tempo, propondo uma outra forma de pensar a existência, o que se relaciona à ideia de “tempo africano tradicional” (RIBEIRO, 2016). A partir disso, o narrador trabalha com temas, como – ancestralidade, tempo, memória e morte. A morte é representada a partir de imagens poéticas que simbolizam, em muitos momentos, o processo de formação e aprendizagem do negro na sociedade brasileira. Nesse sentido, buscamos compreender de que forma essa narrativa afro-brasileira, por meio de um narrador-personagem infantil, consegue apresentar os entrecruzamentos entre sujeito, ancestralidade, tradição africana e contemporaneidade.


Abstract: This article aims to analyze the short story “Gosto de Amora”, present in the eponymous collection, of Mário Medeiros. In the short story, the first-person narrator, using a childish view, tells his path to meet the ancestors. When looking at this narrative formally, we see that it presents a destructuring of linear and cronologic notion of time, proposing another way of thinking about the life, what relates to the ideia of “tempo africano tradicional” (RIBEIRO, 2016). From this, the narrator works with themes: ancestrality, time, memory and death. The death is represented from poetic images that symbolize, in many moments, the formation and education process of black people in a Brazilian society. Therefore, we seek to understand how this Afro-Brazilian narrative, through a childish first-person narrator, manages to present the intersections between subject, ancestrality, African tradition and contemporary.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Andrade, L. T. de. (2024). SOBRE AS BELEZAS DA MORTE: ANCESTRALIDADE E APRENDIZAGEM EM "GOSTO DE AMORA". Caderno Seminal, (47). https://doi.org/10.12957/seminal.2024.78171
Seção
O negro na literatura: perspectivas teórico-críticas
Biografia do Autor

Lucas Toledo de Andrade, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor do Programa de Pós-graduação em Letras (Estudos Literários), na área de concentração de Literatura Comparada, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui Mestrado em Estudos Literários e Especialização em Literatura Brasileira pela mesma universidade. É graduado em Letras (Português/Inglês) e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio (2012). Interessa-se pelo estudo das vanguardas, especialmente, surrealismo e antropofagia, bem como em seus reflexos/repercussões na criação artística e literária brasileira da contemporaneidade, dando ênfase, sobretudo, às produções do universo afro-brasileiro.