PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA LITERATURA ESCREVIVENTE

Conteúdo do artigo principal

Felipe Fanuel Xavier Rodrigues

Resumo

O presente artigo propõe uma avaliação crítica das articulações teóricas emergentes na literatura afro-brasileira, com ênfase na perspectiva seminal que caracteriza a originalidade intelectual de Conceição Evaristo. A partir de uma leitura genealógica do conceito de escrita comprometida com a vida, são exploradas as implicações teóricas das produções literárias de mulheres negras. Em seus desdobramentos, como revela a análise da contribuição teórica de Lívia Natália para o entendimento da intelectualidade escrevivente, o conceito de escrevivência institui os fundamentos para se pensar os princípios teóricos de uma literatura marcada pela intersecção entre a arte escrita e as facetas variadas inerentes à experiência de ser negro no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FANUEL XAVIER RODRIGUES, Felipe. PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA LITERATURA ESCREVIVENTE. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 46, 2023. DOI: 10.12957/seminal.2023.78153. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/78153. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
O negro na literatura: perspectivas teórico-críticas
Biografia do Autor

Felipe Fanuel Xavier Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Felipe Fanuel Xavier Rodrigues é professor adjunto de Língua Inglesa no Departamento de Letras Anglo-Germânicas do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor permanente da área de Estudos de Literatura no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras da UERJ, com atuação principal na especialidade Literaturas de Língua Inglesa. Doutor em Letras pela UERJ (2016), com bolsa CAPES/Fulbright. Bacharel e Licenciado em Letras (Inglês e Literaturas de Língua Inglesa) pela UERJ, com bolsas de Iniciação Científica CNPq, de Iniciação à Docência UERJ e de Iniciação Acadêmica FAPERJ, tendo recebido o Prêmio de Iniciação à Ciência por pesquisa em Análise do Discurso (2006). Realizou Pós-Doutorado em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (2016-2017), com bolsa FAPERJ Nota 10. Fez Estágio de Doutorando no Dartmouth College (2014-2015), nos EUA, com bolsa CAPES/Fulbright, tendo atuado como Visiting Scholar e Teaching Assistant naquela universidade. Colabora como pesquisador e tradutor de língua inglesa no Escritório Modelo de Tradução Ana Cristina César da UERJ. É membro eleito do Comitê Executivo do Fórum Luso-Brasileiro da Modern Language Association (MLA) para o período 2023-2027. Recentemente, foi contemplado com a bolsa Prociência (2023-2026), desenvolvendo pesquisa sobre a tradução de literaturas de escritoras negras para o português e o inglês.