LIMA BARRETO: ESCRITOR NEGRO E EMPENHADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho objetiva cartografar o lugar que o escritor Lima Barreto e sua obra ocupam no processo de formação da literatura brasileira, destacando como, na condição de um intelectual negro, o autor se engaja na luta contra um conjunto de práticas que configuram um comportamento estruturalmente racista. Considerando a relação entre Nação e narração, observamos como a escrita barretiana representa a noção de literatura enquanto instrumento de conhecimento da identidade nacional (Bernd, 2003) e, a partir da leitura crítica do romance Recordações do Escrivão Isaías Caminha, discutimos a dramatização de um ethos do Brasil personificado na obra, problematizando, por último e nos termos do professor Antonio Candido (2000), a natureza da literatura empenhada de Lima Barreto.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.