LIMA BARRETO: ESCRITOR NEGRO E EMPENHADO

Conteúdo do artigo principal

Roniê Rodrigues da Silva
Alisson Matheus de Lima Santos

Resumo

Este trabalho objetiva cartografar o lugar que o escritor Lima Barreto e sua obra ocupam no processo de formação da literatura brasileira, destacando como, na condição de um intelectual negro, o autor se engaja na luta contra um conjunto de práticas que configuram um comportamento estruturalmente racista. Considerando a relação entre Nação e narração, observamos como a escrita barretiana representa a noção de literatura enquanto instrumento de conhecimento da identidade nacional (Bernd, 2003) e, a partir da leitura crítica do romance Recordações do Escrivão Isaías Caminha, discutimos a dramatização de um ethos do Brasil personificado na obra, problematizando, por último e nos termos do professor Antonio Candido (2000), a natureza da literatura empenhada de Lima Barreto.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva, R. R., & Santos, A. M. de L. (2024). LIMA BARRETO: ESCRITOR NEGRO E EMPENHADO. Caderno Seminal, (47). https://doi.org/10.12957/seminal.2024.78142
Seção
O negro na literatura: perspectivas teórico-críticas
Biografia do Autor

Roniê Rodrigues da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor Doutor do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Alisson Matheus de Lima Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando do curso de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Discente pesquisador de Iniciação Científica.