INVESTIGANDO A REPRESENTAÇÃO DA MULHER AFRODESCENDENTE ESCRAVIZADA NO CONTO BEYOND THE BAYOU, DE KATE CHOPIN

Conteúdo do artigo principal

Anderson Alves de Souza
Isabella Dantas Vasconcelos da Silva

Resumo

Kate Chopin mostra uma representação notável de personagens femininas do sul dos Estados Unidos em suas obras literárias da virada do século XIX, especialmente em seus contos. O objetivo desse trabalho de pesquisa é analisar como a personagem protagonista afrodescendente e escravizada, Jacqueline, é representada no conto “Beyond the Bayou”, de Kate Chopin. A análise das representações de Jacqueline está baseada na teoria da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), com foco nos três processos principais na metafunção experiencial do sistema de transitividade: processos relacionais, materiais e mentais. Para isso, a análise se concentra principalmente em identificar como Jacqueline é representada como Portadora, Identificada, Ator e Experienciadora nesses processos. Os resultados mostram uma representação de Jacqueline fundamentada em torno de três eixos temáticos: (i) loucura, medo e força física, (ii) amor materno pelo menino Chéri, e (iii) preocupação com o menino ferido e superação do trauma. Além disso, os resultados revelam que Jacqueline é representada como uma mulher capaz de lutar por sua própria identidade, existência e autonomia.

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, A. A. de, & Vasconcelos da Silva, I. D. (2024). INVESTIGANDO A REPRESENTAÇÃO DA MULHER AFRODESCENDENTE ESCRAVIZADA NO CONTO BEYOND THE BAYOU, DE KATE CHOPIN. Caderno Seminal, (47). https://doi.org/10.12957/seminal.2024.78136
Seção
O negro na literatura: perspectivas teórico-críticas
Biografia do Autor

Anderson Alves de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas; Possui Graduação (2000), Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Letras Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Isabella Dantas Vasconcelos da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Licenciada em Letras, língua inglesa, pela Universidade Federal da Paraíba.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso e Multimodalidade/Multiletramentos (GEPLAM).