INVESTIGANDO A REPRESENTAÇÃO DA MULHER AFRODESCENDENTE ESCRAVIZADA NO CONTO BEYOND THE BAYOU, DE KATE CHOPIN
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Kate Chopin mostra uma representação notável de personagens femininas do sul dos Estados Unidos em suas obras literárias da virada do século XIX, especialmente em seus contos. O objetivo desse trabalho de pesquisa é analisar como a personagem protagonista afrodescendente e escravizada, Jacqueline, é representada no conto “Beyond the Bayou”, de Kate Chopin. A análise das representações de Jacqueline está baseada na teoria da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), com foco nos três processos principais na metafunção experiencial do sistema de transitividade: processos relacionais, materiais e mentais. Para isso, a análise se concentra principalmente em identificar como Jacqueline é representada como Portadora, Identificada, Ator e Experienciadora nesses processos. Os resultados mostram uma representação de Jacqueline fundamentada em torno de três eixos temáticos: (i) loucura, medo e força física, (ii) amor materno pelo menino Chéri, e (iii) preocupação com o menino ferido e superação do trauma. Além disso, os resultados revelam que Jacqueline é representada como uma mulher capaz de lutar por sua própria identidade, existência e autonomia.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.