CORPO-DOCUMENTO E O ESTADO DE MAAFA NA DRAMATURGIA BURAQUINHOS DE JHONNY SALABERG

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Aza Njeri

Resumo

RESUMO: Este diálogo visa evidenciar as impressões do corpo-documento negro  (RATTS, 2006; NASCIMENTO, 2018) no teatro brasileiro contemporâneo, a partir perspectiva da Maafa (ANI, 1994; NJERI, 2020), isto é, da desumanização radical destes corpos. Ativadores permeiam as discussões desta análise social, artística, filosófica e econômica tomando como corpus a dramaturgia do espetáculo teatral Buraquinhos, ou o vento é inimigo do picumã, escrito por Jhonny Salaberg (2018).  Deste modo, contribui-se para os estudos da Literatura e Dramaturgia de autoria negra discutindo conceitos-chaves e  integrando os esforços da luta anti-genocida, antirracista e anti-Maafano Brasil.

Detalhes do artigo

Como Citar
Njeri, A. (2024). CORPO-DOCUMENTO E O ESTADO DE MAAFA NA DRAMATURGIA BURAQUINHOS DE JHONNY SALABERG. Caderno Seminal, (47). https://doi.org/10.12957/seminal.2024.78087
Seção
O negro na literatura: perspectivas teórico-críticas
Biografia do Autor

Aza Njeri, Aza Njeri é professora doutora em Literaturas Africanas, pós-doutora em Filosofia Africana, pesquisadora de África e Diásporas. Coordenadora de Graduação e Professora do Departamento de Letras PUC-RJ e do Instituto de Pesquisa Pretos Novos-RJ. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre o Continente Africano e as Afro-diásporas PUC-Rio. Escritora, roteirista, multiartista, crítica teatral e literária, mãe, podcaster e youtuber.

Aza Njeri é professora doutora em Literaturas Africanas, pós-doutora em Filosofia Africana, pesquisadora de África e Diásporas. Coordenadora de Graduação e Professora do Departamento de Letras PUC-RJ e do Instituto de Pesquisa Pretos Novos-RJ. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre o Continente Africano e as Afro-diásporas PUC-Rio. Escritora, roteirista, multiartista, crítica teatral e literária, mãe, podcaster e youtuber.