A ARTE DA GUERRA NA LITERATURA BRASILEIRA: ESTRATÉGIAS DE CONCEIÇÃO EVARISTO NO CAMPO DE BATALHA

Main Article Content

Marcelle Ferreira Leal

Abstract

A Literatura Brasileira, ao longo de séculos, concentrou-se sob os domínios de uma minoria detentora dos poderes político, econômico e cultural do país. Este cenário contribuiu para que as dinâmicas de constituição das letras nacionais se organizassem tradicionalmente de maneira vertical e excludente. Há resistência e luta diante do estabelecido por parte daquelas e daqueles que estão à sombra do sistema e, nas últimas décadas, verifica-se, progressivamente, uma mudança estrutural da arte em questão a partir de ações individuais e coletivas destes sujeitos. Almeja-se compreender algumas das formas pelas quais as mulheres negras, especificamente, ocupam o espaço literário com o fim de reconfigurá-lo. Através de uma abordagem analítica das estratégias de Conceição Evaristo em diálogo com intelectuais que refletem sobre as temáticas étnico-raciais, como Grada Kilomba e Lélia Gonzalez, acredita-se que encontraremos caminhos que nos ajudam a reordenar o literário no Brasil de modo mais plural e colaborativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
LEAL, Marcelle Ferreira. A ARTE DA GUERRA NA LITERATURA BRASILEIRA: ESTRATÉGIAS DE CONCEIÇÃO EVARISTO NO CAMPO DE BATALHA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 46, 2023. DOI: 10.12957/seminal.2023.77745. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/77745. Acesso em: 2 may. 2025.
Section
O negro na literatura: perspectivas teórico-críticas
Author Biography

Marcelle Ferreira Leal, Universidad de Buenos Aires (UBA)

É doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nos estudos de teoria literária, gênero e literatura negro-brasileira. Desenvolveu pesquisas sobre a obra da intelectual francesa Simone de Beauvoir e coordenou o ciclo de atividades "Simone de Beauvoir e as possibilidades da escrita". Ao longo do doutorado, dedicou-se ao estudo sobre a estética da sombra na literatura, bem como o resgate de autoras, personagens e obras que, ao longo de anos, ficaram à sombra do cânone literário. Atualmente, pesquisa a viagem de Carolina Maria de Jesus pela América Latina e a relevância da trajetória da autora brasileira no exterior.