AUTORIDADE E RESISTÊNCIA: A LITERATURA EVARISTIANA DENUNCIANDO VIOLÊNCIAS CONTRA A VOZ E O CORPO NEGROFEMININOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo aborda a autoridade evaristiana para denunciar a persistência de violências contra mulheres negras na contemporaneidade. Nessa perspectiva, compreendemos a literatura como parte dos direitos humanos (CANDIDO, 2011) bem como uma prática discursiva que reflete as relações de poder e as contradições da sociedade na qual é produzida (EAGLETON, 2006). Contextualmente, criticamos a ideia teórica do ensaio bartheano “A morte do autor” porque a biografia e as lutas antirracistas e antissexistas de Conceição Evaristo são cruciais para a compreensão de suas escrevivências. Além disso, realizamos uma leitura descritivo-interpretativa do conto “Aramides Florença”destacando práticas de violências contra o corpo negrofeminino. Portanto, ancoramos nossos argumentos, principalmente, nos pressupostos de: Bernd (1988), Duarte (2010), Gonzalez (1988), hooks (1995), Kilomba (2019), Lugones (2014) e Saffioti (2015).
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.