AS HERANÇAS DA TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NO ROMANCE MOÇAMBICANO: TÉCNICA E ENGAJAMENTO NA PRODUÇÃO DE PAULINA CHIZIANE

Main Article Content

Igor Fernando Vergara Xanthopulo Carmo

Abstract

A arte das palavras entre os povos bantos é imemorial e, tradicionalmente, ela se incumbe de entreter, moderar e instruir os agentes das sociedades onde ela se integra. Na cena contemporânea, os escritores de Moçambique fazem uso dos recursos e motivos da tradição oral, integrando-os às técnicas reincidentes nas narrativas advindas do ocidente, sobretudo do gênero romance. Entre os artistas que escrevem em língua portuguesa, Paulina Chiziane é um expoente com admirável habilidade em trafegar nessa fronteira literária e cultural, dialogando com formas africanas e estrangeiras de se narrar. Ademais, a produção da escritora demonstra seu empenho como ativista social, dedicada em potencializar as minorias silenciadas ou exploradas, que vivem dentro e fora de Moçambique.       

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
CARMO, Igor Fernando Vergara Xanthopulo. AS HERANÇAS DA TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NO ROMANCE MOÇAMBICANO: TÉCNICA E ENGAJAMENTO NA PRODUÇÃO DE PAULINA CHIZIANE. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 45, 2023. DOI: 10.12957/seminal.2023.75565. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/75565. Acesso em: 27 jul. 2025.
Section
A narrativa moçambicana no século XXI
Author Biography

Igor Fernando Vergara Xanthopulo Carmo, Universidade de São Paulo ; Universidade Politécnica

Igor Fernando é doutorando em Letras no programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo e doutorando em Estudos do Desenvolvimento na Universidade Politécnica, em Moçambique. Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português (2011) e mestrado em Letras (2015) pelo programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África (FFLCH/USP), atua na área da literatura, sociedade e mitologia dos países de língua oficial portuguesa, principalmente na África.