CELESTE, A BONECA COM OLHOS DE ESPERANÇA: UM GESTO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objectivo desta reflexão é fazer uma recensão crítica do mais recente livro de Sónia Sultuane, intitulado Celeste, a boneca com olhos de esperança. Publicada em 2017, a obra conta uma história de vida partilhada por três personagens: a Joana, a boneca Celeste e os meninos com problemas de vista. Dessa história partilhada, através de acções, diálogos e monólogos, irrompem teias de identidade. Daí o tema do presente estudo, cujo desenvolvimento consistiu na análise das vozes do narrador e das personagens. O estudo tenta mostrar que o conto, um género literário que se caracteriza por ser breve, propicia a apreensão rápida da mensagem pelos leitores, sobretudo, os de menor idade. No texto analisado, a principal mensagem é a sugestão de identidade multicultural.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.