CELESTE, A BONECA COM OLHOS DE ESPERANÇA: UM GESTO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA

Conteúdo do artigo principal

Aurelio Jose Cuna

Resumo

O objectivo desta reflexão é fazer uma recensão crítica do mais recente livro de Sónia Sultuane, intitulado Celeste, a boneca com olhos de esperança. Publicada em 2017, a obra conta uma história de vida partilhada por três personagens: a Joana, a boneca Celeste e os meninos com problemas de vista. Dessa história partilhada, através de acções, diálogos e monólogos, irrompem teias de identidade. Daí o tema do presente estudo, cujo desenvolvimento consistiu na análise das vozes do narrador e das personagens. O estudo tenta mostrar que o conto, um género literário que se caracteriza por ser breve, propicia a apreensão rápida da mensagem pelos leitores, sobretudo, os de menor idade. No texto analisado, a principal mensagem é a sugestão de identidade multicultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CUNA, Aurelio Jose. CELESTE, A BONECA COM OLHOS DE ESPERANÇA: UM GESTO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 45, 2023. DOI: 10.12957/seminal.2023.73477. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/73477. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
A narrativa moçambicana no século XXI
Biografia do Autor

Aurelio Jose Cuna, Universidade Eduardo Mondlane UEM

Docente e investigador no Departamento de Linguistica e Literatura, UEM. Areas de concentracao: Historia da Literatura Mocambicana; Literaturas comparadas e didactica da literatura